Os testes pré-temporada foram tão decepcionantes para a Honda que, segundo a imprensa alemã, eles estariam pensando na possibilidade de entregar a confecção do chassi para a especialista da Moto2, Kalex.
De acordo com o diário alemão Speedweek, o clima dentro da Honda Racing Corporation (HRC) é de total confusão: “Lá sempre foi assim. Quando os resultados não vêm, todo mundo entra em pânico”, teria comentado um antigo funcionário.
Depois de dominar a MotoGP durante a maior parte da década de 2010, a Honda perdeu o caminho nos anos 2020. A RC213V tornara-se tão difícil de pilotar que aposentou Jorge Lorenzo, lesionou Marc Márquez e arranhou as carreiras de Alex Márquez, Takaaki Nakagami e Pol Espargaró.
Não que a HRC não tenha se esforçado para mudar isso. Mas os esforços parecem ter ido na direção errada. Para 2023, eles contrataram Ken Kawauchi, que era gerente técnico da Suzuki, voltaram aos escapamentos Akraprovic e entregaram a confecção da balança para a Kalex.
Mesmo assim os resultados teimam em não aparecer. Marc Márquez ficou apenas em 10º nos testes de Sepang e em 14º em Portimão ladeado por seus colegas de Honda. “A entrega de potência é muito brutal, preciso pilotar de uma forma totalmente diferente“, disse Joan Mir, recém vindo da Suzuki.
Fundada em 2009 por Klaus Hirsekorn e Alex Baumgärtel (daí o nome), a Kalex é a fabricante de chassis mais vitoriosa da Moto2 tendo vencido o campeonato de pilotos e construtores dez vezes consecutivas. Seu aparecimento praticamente enterrou a reputação da bem conceituada suíça Suter.
Mas o braço oscilante desenvolvido para a Honda esse ano ainda é de alumínio, enquanto Ducati, Aprilia e KTM já utilizam peças em fibra de carbono. Desde agosto do ano passado, os austríacos recebem o apoio dos mais de 220 especialistas em aerodinâmica da Fórmula 1 da Red Bull Technology.
A Honda também teria acesso lá, porque os japoneses integraram a HRC à equipe Red Bull de Formula 1, vencendo o título de 2021 com Max Verstappen. Mas esta oportunidade também foi perdida. Os japoneses também estão dois anos atrás quando se trata de aerodinâmica.
A Kalex estaria disposta a fazer um conjunto em fibra de carbono se um pedido for feito por um cliente financeiramente forte (como a HRC). Na Moto2, o desenvolvimento custa pelo menos 100.000 a 150.000 euros. Os custos de produção são estimados 20.000 euros por cópia, financeiramente inviável.
Embora continue declarando seu amor pela marca publicamente, Marc Márquez também se mostra frustrado: “eu fiz a minha parte, a Honda não“, teria dito se referindo à recuperação no braço direito. O espanhol tem contrato até o fim de 2024, mas certamente há cláusulas de performance.