De acordo com a imprensa britânica, a Honda está planejando lançar uma versão menor da CRF1000L África Twin nos próximos anos. O objetivo é brigar com as médias do segmento, como BMW F750GS, Triumph Tiger 800 e Yamaha XT660 Ténéré.
As informações vêm do Motorcycle News, que conversou com o líder de projeto da Honda, Kenji Morita: “Quando falamos em pura aventura [o slogan da África Twin], não temos uma linha tão ampla“, confessou o japonês.
“E sim, estamos pensando em colocar um modelo médio para atrair pessoas mais jovens“, continuou Morita. “Vamos desenvolver esta motocicleta, mas não é algo em que estamos trabalhando agora“, revelou em uma entrevista no início do mês.
Olhando para o catálogo da Honda, a marca japonesa tem atualmente como opções apenas a CB500X e NC750X. Claramente muito mais voltadas ao asfalto, não são uma alternativa em relação à cara África Twin, comercializada atualmente por R$ 54.900,00.
Fica evidente a existência de uma lacuna de uma moto com real capacidade off-road. Na Europa, a necessidade também se faz evidente para abocanhar os motociclistas da categoria A2, facilmente atingível após conseguir a carteira de habilitação, o que não inclui a África Twin.
Já falamos sobre essa possibilidade por aqui antes. Nos últimos anos, foram descobertos desenhos apontando a criação de uma big trail média que poderia chamar-se “Dominator“, outro nome de muito sucesso da Honda nos anos 80 e 90. No Brasil, o modelo foi inspiração para a criação da consagrada NX350 Sahara.
A expectativa é de que a motocicleta seja apresentada ao público no final de 2019. Trata-se do momento ideal para o lançamento de novos modelos, já que as futuras normas antipoluição do Euro5 passam a vigorar no ano seguinte.