A Honda CB1000R estaria prestes a ganhar uma irmã carenada. De acordo com a imprensa japonesa, a versão pode ser apresentada em 2021 para rivalizar com a Kawasaki Ninja 1000.
A aposta é da revista japonesa Young Machine, que previu a volta da Honda CBR600RR e muitas outras. A atual CB1000R ainda não é compatível com as normas de emissões do Euro5 e por isso deve ser atualizada ainda esse ano.
Os japoneses, no entanto, afirmam que Honda poderia também expandir a linha criando uma sport-touring chamada “CBR1000R” e uma crossover “CB1000X”, baseada no conceito CB4X bem comentado no Salão de Milão do ano passado.
Enquanto o segmento supersport parece em declínio, o mesmo não se pode dizer do sport-touring, que tem sido uma opção procurada por aqueles que gostam de viajar esportivamente mantendo algum nível de conforto.
A Yamaha oferece os modelos MT-10 Tourer Edition e FJR1300; a Suzuki ataca com a GSX-S1000FA e a Kawasaki com a Ninja 1000. A Honda, por outro lado, não tem mais nada desde a aposentadoria da VFR1200F em 2018.
Já no segmento crossover, a Honda conta apenas com os modelos, CB500X e NC750X. Ambas vendem bem, porém não há nenhuma opção entre as 1.000cc para rivalizar com BMW S1000XR, Ducati Multistrada, Kawasaki Versys 1000 e Triumph Tiger 900 GT.
Esse também seria um passo simples e lógico para a Honda, que já faz isso com a linha de médias, CB650F e CBR650R: ambas compartilham o mesmo chassi, motor e eletrônica, embora se destinem a públicos bem diferentes.
Nenhuma menção sobre lançamento foi feita, embora uma versão atualizada da CB1000R definitivamente esteja a caminho. O cancelamento do Intermot e do EICMA colocou um ponto de interrogação sobre apresentações em 2020 e ainda não se sabe como a Honda irá contornar isso nos próximos meses.