Segundo a imprensa japonesa, a Honda está planejando uma versão crossover de 1 litro que receberia o apropriado nome de CB1000X. O modelo concorreria com Yamaha Tracer 9, Suzuki GSX-S1000GX e Kawasaki Versys 1000.
Atualmente, a Honda é a única fabricante japonesa sem um modelo nessa categoria, mas, de acordo com a revista japonesa Young Machine, eles estão desenvolvendo uma versão baseada na CB1000, que foi completamente renovada para esse ano.
Apresentada no Salão de Milão do ano passado, a nova CB1000 perdeu o “R” final, mas ganhou um novo quadro, motor e uma carroceria sem a influencia do design Neo Sports Cafe. Além disso, a Honda parece querer agregar prestígio ao modelo chamando-o de Hornet, como a CB750.
Embora detalhes sejam desconhecidos, acredita-se que o motor e o chassi serão iguais aos da CBR1000RR (SC77) de 2017, que desenvolve saudáveis 189 cv, embora seja pouco provável que a versão crossover chegue a isso tudo.
O foco mesmo está nos equipamentos. Nos últimos anos, modelos crossover de 1000cc tornaram-se em uma vitrine de alta tecnologia, com suspensões controladas eletronicamente e controle de cruzeiro baseado em radares, coisas que Tracer 9 GT+ e Versys 1000 SE já tem.
Ao que parece, a Honda alterou completamente a estratégia da CB1000, que vinha sendo desde 2016 apenas uma naked neoclássica. Agora, além da crossover, já foi especulada uma versão com carenagens, uma sport touring. Saberemos a verdade em breve.