A Honda pode expandir a utilização do motor bicilíndrico de 1.100cc da nova África Twin à novos modelos. De acordo com esses registros de patente recém-descobertos, o propulsor será utilizado em uma roadster e uma supermotard.
São quatro imagens que detalham principalmente o quadro das motocicletas. Enquanto uma possui estrutura do tipo berço semi-duplo (característico das trail), a outra já conta com uma armação do tipo treliça na parte superior, típico em nakeds.
As diferenças também podem ser observadas no subquadro: enquanto a primeira é vazada, curta e arrebitada, a segunda é mais longa, sólida, baixa e convencional contendo inclusive um suporte para placa bem característico das roadsters atuais.
Faz todo o sentido a Honda estar pensando em expandir a utilização do novo motor da África Twin. Além de ter sido atualizado no ano passado para 1.084 cm³, o propulsor já é homologado às novas normas de emissões do Euro5, que passaram a vigorar em janeiro.
Com 101 cv e 10,6 kgf.m, o novo motor da África Twin é bem mais disposto que o anterior de 998 cm³, o que certamente proporcionaria uma tocada divertida em uma estrutura mais leve e pequena. Certamente é uma plataforma que merece ser melhor explorada.
Enquanto desenvolver e homologar motores aos cada vez mais rígidos padrões ambientais da Europa é um processo caro, a criação de diferentes quadros à sua volta é algo relativamente simples e barato. Por isso as marcas tem se concentrado em oferecer vários modelos tendo como estrutura central o mesmo motor.
O lançamento dessas motocicletas, claro, é uma absoluta incógnita. Temos aqui apenas um projeto registrado, nada de protótipos espionados. Mas, com Yamaha MT-07, KTM 790 Duke e Ducati Monster 797 vendendo bem, a Honda certamente está de olho nesse mercado.