A Honda efetuou o registro de um projeto para uma nova motocicleta custom, que aparentemente vai utilizar o mesmo motor da trilheira CRF1000 África Twin. O modelo pode conter o nome CMX Rebel 1000.
Os desenhos de patente foram descobertos pelos japoneses da revista Young Machine, que até encomendaram uma ilustração de como a motocicleta será (acima). As linhas como eram de se esperar, são semelhantes à CMX 500 Rebel, lançada há alguns anos e utiliza o mesmo motor da linha CB500.
A mesma estratégia seria adotada aqui, mas com o bicilíndrico em linha da África Twin, capaz de fornecer 95 cv e 10 “quilos” de torque, potencia satisfatória para o segmento. É possível que a Honda ofereça também o sistema de dupla embreagem (DTC), presente em outros modelos da marca como, X-ADV e VFR1200F.
Outro detalhe nos desenhos chama atenção. A nova custom deve conter o mesmo farol de LED visto pela primeira vez no conceito CB4 Interceptor, que a Honda apresentou pela primeira vez no Salão de Milão (EICMA), em novembro do ano passado.
Nesse protótipo, o centro do farol continha uma espécie de “ventilador”, que convertia a energia cinética recebida para alimentar uma tela sensível ao toque localizado sobre o tanque de combustível e que funcionava como painel da motocicleta.
Isso significa que a Honda pretende oferecer um modelo custom mais moderno, tal qual a Kawasaki já faz com a Vulcan 650 com grande sucesso. A marca japonesa tem se esforçado nesse sentido, apresentando nos últimos anos, além da CB4 Interceptor, o conceito Neo Sports Café.
Com a Shadow 750 sem atualizações relevantes há alguns anos, é possível que a Honda também esteja planejando uma renovação na linha custom. A imprensa britânica aposta que os japoneses estão inclinados a chamar a nova motocicleta de CMX 1000 Rebel, linhagem que já teve modelos de 125, 250, 300, 450 e 500cc.