A Honda aproveitou o Dia da Terra para anunciar suas metas mundiais de energia sustentáveis. Eles almejam tornar todos os seus veículos livres de motores a combustão até 2040 e vão lançar quatro modelos elétricos já para 2024.
De acordo com o presidente Toshihiro Mibe, a empresa está perseguindo essa meta em várias frentes, incluindo a expansão de suas opções de veículos elétricos de duas e quatro rodas, bem como colocar baterias substituíveis do tipo Honda Mobile Power Pack em mais veículos.
Para começar, em 2030, a Honda pretende ter 40% dos veículos vendidos na América do Norte 100% EV ou com célula de combustível (FCV), dobrando para 80% em 2035. Se conseguir construir o tipo de impulso que permita que a bola de neve role ladeira abaixo, eles acreditam atingir 100% entre 2035 e 2040.
Claro que esses planos sem uma infraestrutura adequada para suportá-la não significam nada. Embora a Honda não tenha dado detalhes exatos sobre como planeja expandir a infraestrutura em todo o mundo, ela disse que é algo que está definitivamente na lista. É aí que o recente consórcio da Honda com a Yamaha, Piaggio e KTM entra em jogo.
Compartilhar um único padrão de bateria substituível entre os veículos tornará muito mais fácil para os condutores individuais fazer a troca. E nem tudo gira em torno da eletricidade para a Honda. Eles falaram também falaram na utilização do hidrogênio como forma de energia limpa.
Com a tecnologia ainda engatinhando em duas rodas, as motocicletas não tiveram metas tão especificadas, como os carros. Mas o oferecimento de um PCX Elétrico no Japão e o recente consórcio para padronizar as baterias deixa evidente que também estamos nesse barco. Inclusive eles anunciaram o projeto de uma “Fun Bike” elétrica para os próximos anos. Você está preparado?