A Honda pretende fazer mais coisas com o motor de dois cilindros da CRF1100L África Twin e um dos projetos é o de uma motocicleta custom, conforme evidencia esses registros de patente.
O registro foi feito no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, com certeza o mercado mais interessado em uma nova custom da Honda. Podemos observar claramente o bicilíndrico em linha de 1.084 cm³ da África Twin, assim como o sistema de transmissão DCT. Aliás, a moto não parece ter manete de embreagem (foto 2).
O quadro da motocicleta é convencional, como espera-se de uma custom. A estrutura é do tipo tubular de aço utilizando o motor como membro estressado. Enquanto a Africa Twin tem sua caixa de ar dividida em duas, com radiadores duplos nas laterais do cabeçote, a custom tem um único radiador instalado no local usual, a caixa de ar atrás dos cilindros e o tanque de combustível instalado acima do motor.
O resto dos desenhos detalham aspectos relativamente mundanos da moto: o design dos amortecedores traseiros duplos (tecnologia antiga), o arranjo dianteiro dos suportes do motor, radiador e sensores de escapamento. Os garfos são convencionais, mas as pinças de freio, por outro lado, são radiais.
Isso é uma indicação de que as definições finais do projeto já estão praticamente concluídas. Isso, no entanto, não garante que sua produção seja iminente. Mas temos observado uma grande atenção da Honda ao motor da África Twin nos últimos meses, com planos para a inclusão de injeção direta e compressor.
Além disso, faz tempo que a Honda não se dedica ao segmento custom, que parece ter voltado a ficar interessante para as fabricantes, vide o esforço da BMW com a nova R18. Quanto aos japoneses, eles possuem a linha Rebel – que utiliza motores de dois cilindros em linha para se dedicar. Essa pode ser a direção nos próximos anos.