Foram descobertos registros de patente que detalham os planos da Honda para lançar uma concorrente da Royal Enfield Himalayan. A motocicleta será baseada na CB 350 H’ness.
Apresentada na Índia em 2020, a CB350 H’ness é, por si mesma, uma concorrente da Royal Enfield no seu próprio segmento, no caso, o das clássicas/retrô, sendo uma alternativa aos modelos Classic 350 e Meteor 350 da fabricante indiana.
Na Índia, a Royal Enfield é rainha, detendo o maior market share do país, de longe. Uma situação que a Honda está tentando mudar e começou bem. A CB350 H’ness vem apresentando bons índices de vendas e já está sendo comercializada em outros mercados, como no Japão com a sigla GB 350.
Agora, a Honda quer ir mais fundo rivalizando com a Royal Enfield Himalayan, aventureira de baixo custo que se tornou um fenômeno de vendas no mundo inteiro, inclusive no Brasil. As patentes aqui descobertas revelam uma moto de aparência muito semelhante.
Os desenhos mostram que o tanque de combustível retrô da CB 350 foi substituído por um design mais angular e moderno e que em algumas das patentes é mostrado com racks aparafusados em ambos os lados para fornecer proteção e capacidade de bagagem.
Outra ilustração refere-se à carenagem frontal da versão adventure da moto, incluindo sua própria estrutura de proteção que se estende para cima e sobre o farol e fornece um ponto de montagem para painéis laterais que funcionam como caixas de armazenamento.
O motor e o chassi parecem ser os mesmos da CB 350, o que significa que os novos modelos são movidos por um motor monocilíndrico de 348 cm³, refrigerado a ar, que produz 20 cv a 5.500 rpm e 21 lb.-ft. de pico de torque a 3.000 rpm através de um câmbio de cinco marchas.
Esses números não estão muito atrás da Himalayan original que também utilizava um single de 411 cm³ refrigerado a ar e produzia 24,5 cv. Entretanto, em 2024, esse motor cresceu para um 452 cm³ arrefecido a líquido, que jogou a potência máxima para mais de 40 cv.
Irá a Honda partir para o embate com essa desvantagem? Sempre pode-se atacar pelo preço inferior, mas não seria uma surpresa se os japoneses esperassem para ver o desempenho da Himalayan 450 a partir desse ano.