A Honda registrou recentemente uma patente para uma superbike elétrica semelhante à Fireblade, com tecnologia Mugen e um princípio modular para o braço oscilante, transmissão e quadro.
A patente descoberta pela revista alemã Motorrad (fotos abaixo) revela que o motor e a transmissão estão localizados bem atrás no chassi, bem no fundo do braço oscilante, e o pinhão de transmissão está posicionado excentricamente no motor, indicando uma engrenagem de redução.
Este layout é essencialmente o mesmo da Mugen Shinden, superbike elétrica que venceu seis vezes consecutivas o Troféu Turista na Ilha de Man, até a descontinuação da classe TT Zero em 2019. Isso permite mais espaço no chassi principal para a bateria, um braço oscilante mais longo e uma distância entre eixos mais curta.
A patente ainda mostra que o motor, o braço oscilante e a suspensão traseira formam uma única unidade que pode ser aparafusada modularmente a diversos designs de chassis. Um amortecedor redirecionado, montado horizontalmente acima do motor, é integrado centralmente ao braço oscilante.
De acordo com a patente, o motor, o eixo do braço oscilante e o suporte do amortecedor ficam em um bloco de alumínio fundido fixado à parte traseira do chassi principal por meio de três parafusos grandes. A fiação de alta tensão também termina no bloco de montagem.
A Honda certamente não está passiva quando o assunto é mobilidade elétrica. Os japoneses pretendem lançar um total de 30 novos modelos até 2030, incluindo um modelo retrô e scooters. Quando se trata de superbikes, no entanto, a conversa é outra.
Para atingir o mesmo nível de potência (energia) que um motor a combustão, um motor elétrico ainda precisa de baterias grandes, o que significa maior peso. Isso naturalmente pode ser contornado em um carro, mas é fatal para a agilidade vital de uma superbike.
Um pedido de patente não significa necessariamente produção em série. No entanto, os desenhos indicam que a Honda ainda está trabalhando no assunto. E a experiência adquirida com a Mugen (uma empresa independente fundada pelo filho de Soichiro Honda), sem dúvida, foi de extrema valia.


