Foram descobertos novos registros de patente que sugerem uma Honda NC750X com atualizações importantes em breve. A consagrada crossover japonesa pode receber um novo motor com 850cc.
Esses documentos de patente recém-publicados do Japão revelam um motor completamente novo, mais deitado e compacto do que o existente. Isso poderia aumentar o espaço de armazenamento já substancial no lugar onde normalmente encontramos o tanque de combustível, um dos grandes destaques da NC750X.
Já o aumento de cilindrada é justificado para enquadrar a motocicleta aos novos limites de emissões de poluentes do Euro5, que passaram a vigorar na Europa em janeiro. Para contornar a obrigatória adesão de escapamentos e catalisadores maiores, as montadoras estão aumentando a capacidade volumétrica para não perder potência.
Como a Honda vai fazer isso ao mesmo tempo em que diminui as dimensões gerais do motor é o principal desafio aqui. Para a imprensa britânica, os engenheiros estão apostando em um cabeçote de quatro válvulas com uma única árvore de manivelas, sistema chamado de “Unicam” ou “SOHC”.
Ao aparecer pela primeira vez na CRF450R 2002, o motor Unicam possui um design compacto que economiza peso em relação ao DOHC (duas árvores de manivelas) e também permite um ângulo de válvulas mais acentuado. Isso, por sua vez, achata a câmara de combustão para facilitar a propagação livre da chama, permitindo uma alta taxa de compressão.
Como ocupa menos espaço no cabeçote, a árvore de manivelas fica mais abaixo possibilitando um motor mais compacto e um centro de gravidade mais baixo. A história e os resultados nos mostraram que o sistema não é adequado para rotações acima de 10.000 rpm, o que não seria problema para a NC, cuja linha de corte está a 8.000 giros.
Desde sua introdução em 2012, a então chamada NC700X foi um estrondoso sucesso, graças à combinação de versatilidade, praticidade e grande economia de combustível. O motor foi atualizado para 750cc em 2014 e desde então não recebeu novidades significativas. Uma das poucas críticas da motocicleta é sua baixa potência para a cilindrada, apenas 54,5 cv a 6.250 rpm.
A introdução do novo motor, portanto, poderia resolver várias questões de uma só vez: melhorar o espaço do compartimento, diminuir os índices de emissões, e aumentar a potência. Para completar, o propulsor poderia ser compartilhado com outros modelos, como a especulada África Twin de 850cc. As novidades devem ser confirmadas nos próximos meses.