A Honda anunciou que vai disponibilizar no Brasil em 2022 o modelo mais atualizado da NC750X. A popular crossover ganhou uma série de aprimoramentos no ano passado e também terá a opção do câmbio com dupla embreagem (DCT).
Apresentada em novembro do ano passado, a NC750X passou pela atualização mais profunda desde sua introdução em 2012. A carroceria foi totalmente redesenhada nos painéis laterais e no conjunto do farol (iluminação toda de LED), o que melhorou a proteção contra vento e clima.
O quadro teve o seu peso reduzido em 6 kg, o que permitiu o compartimento de armazenamento sobre o tanque ter a sua capacidade aumentada de 22 para 23 litros. A suspensão teve o seu curso reduzido para 120 milímetros em ambos os eixos, abaixando a altura do assento em 30 mm e deixando a moto mais firme no asfalto.
Atualizado para o padrão Euro5, o motor de dois cilindros e 745 cm³ teve o sincronismo das válvulas ajustado e gira 600 rpm a mais para compensar os catalisadores maiores. Graças a isso, a potência aumentou de 54,5 cv a 6.250 rpm e 6,94 kgf.m a 4.750 rpm do modelo atual para 59 cv e 7 kgf.m de torque.
Outras mudanças foram feitas na transmissão: as marchas de 1 a 3 ficaram mais curtas, enquanto as de quatro a seis, mais longas melhorando (ainda mais) o consumo. De acordo com a Honda, a NC750X agora é capaz de percorrer 400 km com o seu tanque de 14,1 litros. Também foi adotada uma embreagem deslizante.
Graças a um acelerador eletrônico, a NC750X conta agora com três modos de pilotagem (Sport, Rain, Standard) e de controle de tração, que também pode ser desligado. Tudo é visualizado em um painel de LCD atualizado e controlado através de comandos nos punhos.
Outra grande novidade é a opção do câmbio de dupla embreagem (DCT) na NC750X. Disponível na África Twin 1100 e X-ADV, o sistema permite aposentar as trocas de marcha e deixá-la praticamente automática. Se o condutor quiser, as trocas podem ser feitas através de uma borboleta no punho esquerdo.
Introduzido na finada (e saudosa) Honda VFR1200F há uma década, o sistema DCT sempre passou despercebido no Brasil, mas representa representa 52% das vendas da NC750X na Europa. Aparentemente, a maré está começando a virar. Preço e disponibilidade serão informados em um segundo momento.