Paulo Gonçalves venceu hoje (13) o 11º estágio do Rali Dakar 2017, realizado entre San Juan e Rio Cuarto, na Argentina. O português liderou uma dobradinha da Honda, já que Joan Barreda finalizou o dia na segunda posição. Sam Sunderland chegou em quarto e está muito perto do título.
Gonçalves liderou praticamente todo o trecho cronometrado de 288 quilômetros (754 km de deslocamento), depois que Michael Metgé (que havia largado na frente) teve problemas em sua moto e ficou para trás. O francês da Honda encerraria a etapa apenas na 7º posição.
Apenas no último quarto que Gonçalves começou a sentir a aproximação de Joan Barreda. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, a Honda não ordenou uma troca de posições, deixando o português vencer aquele que pode ser considerado o último estágio importante do Dakar 2017.
A cerca de cinco minutos de Gonçalves e Barreda, Adrien Van Beveren foi o terceiro colocado. O holandês da Yamaha, voltando a andar bem, chegou a ser o piloto mais rápido do dia em determinados momentos completando a etapa à frente de Gerard Farres Guell e Sam Sunderland, que teve um susto no final do dia.
Sunderland vinha acompanhando os primeiros colocados quando sua KTM 450 Rally começou a perder rendimento e precisou parar para fazer reparo. Por um momento parecia que o britânico estava fora do Rali, mas conseguiu reparar a moto para completar o estágio, apenas 9 minutos atrás de Gonçalves. Pela Renet completou os seis primeiros.
Isso significa que Sunderland não perdeu muito tempo e lidera a classificação geral com confortáveis 33 minutos de vantagem para outra KTM, a de seu companheiro de equipe Matthias Walkner. O austríaco teve um dia péssimo e ficou apenas em 10º.
Com uma impressionante regularidade, Gerard Farres Guell ainda é o terceiro, com Van Beveren em quarto e Barreda apenas em quinto. Agora, somente uma quebra ou acidente pode tirar o título de Sunderland.
Quadriciclos: Karyakin vence de novo e praticamente sela o título
A mesma situação estabilizada encontramos entre os quadriciclos. Sergey Karyakin venceu forma dominante, chegando a Rio Cuarto com pouco mais de 20 minutos de vantagem para Daniel Domaszewski e Rafael Sonik, checo que voltara a andar bem depois de um Dakar bastante apagado.
Os únicos que podiam frear o avanço de Karyakin eram Axel Dutrie e Ignacio Casale. O francês, no entanto já havia chegado atrasado ontem (12) e, apesar do forte ritmo, perdeu muito tempo consertando uma roda solta. O chileno campeão de 2014 também teve problemas e ficou para trás, completando a etapa apenas na 9º posição.
Na classificação geral, Karyakin possui 1h16min24s de vantagem para Casale e incríveis 4h21s para Pablo Copetti, o terceiro colocado. Assim como nas motos, apenas uma falha mecânica ou acidente podem tirar o primeiro título do piloto russo, amanhã (14), no estágio final de 64 km entre Rio Cuarto e a linha de chegada em Buenos Aires.