A Honda vai levar o para o “Tokyo Auto Salon” o conceito CB1100 retrô apresentado pela primeira vez em outubro. Isso sugere que o modelo pode ser produzido em série em breve mirando rivalizar com a Triumph Bonneville.
O Tokyo Auto Salon é, na verdade, um evento destinado à exposição de carros, mas a Honda fez questão de também levar suas novidades em duas rodas. As principais são previsíveis, ou seja, a nova África Twin, a RC213V-S, CBR Fireblade SP e VFR800X.
Entretanto, o que mais chamou atenção no anúncio é a presença do conceito CB1100, mostrado pela primeira vez em outubro, no Tokyo Motor Show. A motocicleta ainda recebeu atualizações de estilo, passando a ser chamada de CB1100 EX.
As modificações incluem um tanque de combustível mais bem esculpido, novos painéis laterais com efeito de alumínio, entradas de ar com cobertura cromada, um novo assento e diferentes peças fundidas para as pedaleiras. Há ainda mais cromo nos espelhos, farol, capa do painel, além do escapamento 4×1.
O quadro e o motor, no entanto, permaneceram os mesmos da CB1100, já pronto para as novas normas antipoluentes que vigorarão na União Europeia em 2016 (Euro4). A Honda foi uma das poucas fabricantes a não desistir de enquadrar um motor de quatro cilindros refrigerado a ar nas novas normas.
A linha oficial da Honda para a CB1100 é de um “modelo conceito customizável”, destinada a mostrar o que poderia ser atingido, modificando-se uma motocicleta existente. Contudo, os componentes usados são muito mais “de produção” do que um customizador normalmente adotaria.
Rumores que circulam desde antes de outubro apontam que este seria um modelo de produção futura e o fato de que está sendo exposto pela segunda vez, enquanto que outros permanecem “na gaveta” reforça essa impressão. A Honda pretende entrar na onda de motos retrô, abocanhando uma fatia do mercado hoje dividido entre a Triumph Bonneville, Ducati Scrambler e BMW R Nine T.