A Honda decidiu manter paralisada a produção nas fábricas de Tianjin e Taicang, na China, devido ao surto do coronavírus. As plantas ficarão fechadas até o dia 9 de fevereiro.
O governo chinês já havia decidido estender o feriado do Ano Novo Lunar até 2 de fevereiro, como forma de reduzir o fluxo de viagens. A Honda, no entanto, preferiu manter a produção paralisada por mais uma semana, à medida que a situação do coronavírus continua a se desenvolver.
A montadora japonesa ainda revelou que pretende retirar cerca de 30 trabalhadores e familiares japoneses de Wuhan usando uma aeronave fretada do governo. Alguns funcionários necessários para manter as operações locais permanecerão na cidade.
Com uma capacidade produtiva anual de 350.000 e 500.000 unidades, as fábricas em Tianjin e Taicang representam cerca de 40% da produção total da Honda Motorcycles na China. Entretanto, nenhuma delas está na província de Hubei – onde o epicentro da epidemia está localizado.
A decisão, no entanto, foi tomada após casos de infecção ser confirmados em todo o país e também internacionalmente. A epidemia começou há duas semanas e já estão confirmadas 132 mortes e 9 mil casos suspeitos. Os primeiros sintomas e a forma de contágio são semelhantes aos da gripe.