A Honda apresentou, no Salão de Osaka, nesse final de semana, a Hawk 11, sua nova motocicleta retrô. Com o mesmo motor da Africa Twin, o modelo promete ser esportivo, clássico e confortável na medida.
Apesar da apresentação, a Honda foi extremamente comedida no que concerne boas fotos e ainda deixou dúvidas sobre suas especificações finais. O que temos aqui é o melhor que conseguimos até o momento. Mas é certo que este é um modelo de produção completo e não algum tipo de motocicleta conceitual.
A Honda Hawk 11 é inspirada no estudo de conceito CB4 Interceptor apresentado no Salão de Milão de 2017. Fortemente baseada na CRF 1100L Africa Twin e NT1100, ela demonstra a versatilidade da plataforma, com o mesmo quadro e motor utilizados em uma esportiva, em uma adventure e em uma crossover.
O pensamento da Honda é claro: compartilhar o maior número possível de componentes para reduzir os custos de produção e P&D, tornando viável a venda de modelos de nicho que caso contrário, não fariam sentido financeiro. Então, em vez de reclamar, celebre a popularidade da Africa Twin, caso contrário a Hawk 11 não existiria.
Da Africa Twin vieram o quadro e o motor de dois cilindros e 1.084 cm³ que (deve) entregar 102 cv e 105 Nm de torque. A Honda não confirmou as especificações. Na custom Rebel 1100 o motor rende 88 cv. Braço oscilante, rodas e garfos Showa vem da NT1100, provavelmente mais curtos para fornecer um ângulo de direção mais acentuado.
Também veio da NT1100 os freios radiais Nissin, embora as pinças parecem ser diferentes, apesar de serem fixadas nos mesmos discos. A transmissão tem seis marchas. Nenhuma menção foi feita à um câmbio DCT (Dual Clutch Transmission), opcional disponível para suas irmãs na qual deriva.
O painel de LCD reúne todas as informações em um único relógio circular – novamente um aceno para a redução de custos que esperamos que seja um presságio de baixo preço. A posição de pilotagem não é muito agachada, mas os espelhos redondos são virados para baixo em uma incomum posição de montagem na mesa de direção.
O grande diferencial da Hawk 11 é mesmo a carroceria. Mais um produto derivado do conceito Neo Sports Cafe, também de 2017 que já gerou a CB650R e CB1000R, temos uma semi carenagem que envolve um farol redondo de LED. O tanque tem ombros musculosos e o design do assento remete às CBs da década de 1970.
Insiders assumem que a nova Hawk 11 chega para substituir a CB1100EX, essa sim uma deliciosa retrô com motor de quatro cilindros em linha, verdadeira herdeira da CB750F, que está sendo descontinuada por não obedecer mais às normas de emissões japonesas e europeias.
Como o drive train já está homologado em todo o mundo (e é compatível com o Euro5), a Hawk 11 pode ser oferecida no ocidente, embora não haja registro de homologações norte-americanas ou europeias até o momento. Espera-se que mais detalhes sejam anunciados no próximo fim de semana no Tokyo Motorcycle Show.