Enquanto algumas marcas apostam nas motos elétricas como opção de mobilidade urbana como a Kymco ou de vitrine tecnológica como a Harley-Davidson, a Honda pode estar buscando atrair o consumidor através da diversão. Esses desenhos revelam o projeto da fabricante japonesa para uma versão eletrificada da popular MSX 125 Grom.
Com apenas 1.200 mm de entre-eixos, tanque de 5,5 litros, assento a somente 750 mm do solo, garfos invertidos e rodas esportivas, a Honda Grom é quase uma mini moto com a possibilidade ser utilizada legalmente nas ruas. É sucesso de vendas nos EUA e na Europa como uma funbike para se divertir aos fins de semana.
As imagens do projeto patenteado pela Honda revelam uma motocicleta elétrica do mesmo tamanho da Grom, mas com grandes diferenças. A bateria, por exemplo, está alojada em um quadro estilo monocoque, com o motor elétrico montado atrás dela, o que facilita uma substituição, algo que marca também está trabalhando para padronizar.
A suspensão dianteira também é diferente e abdica dos garfos invertidos para algo ainda mais incomum, o sistema estilo Hossack semelhante ao implementado na última geração da GL1800 Gold Wing, em que a absorção dianteira é feita por um amortecedor montado na frente da caixa da bateria.
Outro ponto bastante inovador está no cockpit onde vemos não apenas uma tela de TFT, mas três, com duas delas em cada extremidade do guidão. Presume-se que atuem como espelhos retrovisores, embora pareça difícil vê-las em uma versão de produção. É o tipo de coisa que chama atenção em conceitos, mas não oferece nenhuma vantagem tangível no mundo real.
Essas patentes são mais uma indicação clara de que a Honda está investigando o potencial da eletricidade em motocicletas menos exóticas ao consumidor. Meses atrás também descobrimos uma versão elétrica de uma CB150 que, tirando o motor, era idêntica à original.
A aposta em motos elétricas destinadas à diversão (em vez de tentar competir com os motores de combustão em desempenho ou praticidade) tambem pode acabar sendo uma estratégia vencedora em um mundo onde esses modelos ainda estão tentando conquistar um nicho distinto de mercado.