Está cada vez mais evidente que a Honda planeja dar um grande upgrade em sua maior motocicleta, a GL 1800 Gold Wing. A lendária cruiser da marca japonesa pode ganhar uma nova geração em breve, o que não acontece há 15 anos.
Lançada em 1974, a Gold Wing teve apenas cinco grandes modificações ao longo de 42 anos, a última acontecendo em 2001. Naquela ocasião, a motocicleta recebeu dispositivos de alta tecnologia então considerados inacreditáveis, mas que hoje já vem de série em diversos modelos.
A Honda pretende fazer o mesmo “pulo tecnológico” na próxima geração, que deve ser lançada em 2017. Fontes afirmam que a Gold Wing será inteiramente nova, começando pelo quadro de alumínio fundido com duas partes separadas para a dianteira e traseira utilizando o motor como uma parte central de suporte.
A Gold Wing também poderá vir revolucionária nas suspensões. Abdicando de garfos e amortecedores convencionais, a cruiser poderá ter sistema parecido com o das Bimota Tesi, ou seja, utilizando braço oscilante na dianteira e traseira. Inclusive, já foram até descobertos registros de patentes desse sistema.
O motor seria outro ponto importante de modificações. Alguns acreditam que a Gold Wing poderá contar com um sistema híbrido. A ideia é incorporar um gerador elétrico ao propulsor convencional, reduzindo o consumo e auxiliando na potência. Moto-conceitos com tipo de propulsão já foram vistos no ano passado.
O que é praticamente certo, no entanto, é que a GoldWing venha com um recheado pacote eletrônico. A transmissão semi automática “DCT” já disponível para a linha VFR e NC750X deve ser disponibilizada, assim como acelerador eletrônico (Ride-By-Wire), controle de tração, múltiplos modos de pilotagem, um sistema de infotainment ainda mais completo, além de outros dispositivos.