A lendária Honda GL1800 Goldwing está cada vez mais perto de passar por mudanças profundas. Foram descobertos novos desenhos da próxima geração, que deve chegar às concessionárias em 2018.
Os registros foram revelados pelo site britânico MoreBikes e mostram que a cruzadora irá receber um câmbio DCT (Dual Clutch Transmission), já oferecido nas Honda VFR 1200F, NC750X e África Twin. O sistema, que trabalha com o uso simultâneo de duas embreagens permite ao modelo trabalhar como uma moto automática, se assim o usuário desejar.
O câmbio DCT na Honda Goldwing faz sentido, já que a motocicleta não tem pretensões esportivas e o conforto é a palavra de ordem. Mais até do que nos modelos que já receberam o sistema, citadas acima.
Além disso, a Goldwing deverá passar a contar com um moderno pacote eletrônico, como acelerador Ride-By-Wire, múltiplos modos de pilotagem e ABS em curvas, como uma extensão do atual sistema de freios combinado. Recursos que suas irmãs já possuem, mas que a GL1800 ainda não, já que sua última grande atualização aconteceu há 15 anos.
Já havíamos falado antes que a Honda estava trabalhando em uma nova suspensão dianteira, que abandonada o uso de garfos convencionais. O desenho apresentado acima confirma as suspeitas, revelando um sistema do tipo Duolever, muito parecido ao que a BMW utiliza na K1600. Não por acaso é a rival direta no segmento.
O que os especialistas acreditam é que uma nova Goldwing deve ser apresentada ainda nesse ano, já com o pacote eletrônico. Entretanto a versão com câmbio DCT e a suspensão Duolever, que são novidades mais complexas de implementar pode demorar um pouco mais, podendo estar disponíveis apenas em 2018.