Já se passaram 50 anos desde o lançamento da Honda Gold Wing e para celebrar, a marca japonesa anunciou ontem (4) uma edição especial com pinturas exclusivas e um pacote de presentes comemorativos.
Introduzida em 1975, a Gold Wing original tinha um motor de 1000cc de quatro cilindros contrapostos. Mas sua suavidade de funcionamento e grande conforto cairam nas graças do público norte-americano, e a Honda tratou de refinar a motocicleta a partir daí.
Ao longo dos anos, a Gold Wing ganhou dois cilindros extras, equipamentos – e peso. Mas o seu status cresceu na mesma proporção. Um primor de construção, motocicleta é praticamente um Cadillac de duas rodas. A última geração, completamente atualizada, estreou em 2019.
A linha Gold Wing 2025 está disponível em duas versões: Standard, na cor preta, e Tour, aquela com o grande “trono” para o passageiro e uma série de acessórios extras. Esta que estará disponível em três pinturas de 50ª aniversário.
As cores são prata (Light Silver Metallic), vermelho metálico (Bordeaux Red Metallic) e a mais chamativa de todas em dourado (Eternal Gold), com detalhes que imitam madeira nos paineis laterais. Praticamente uma station-wagon norte-americana dos anos 1970.
O acabamento ainda conta com um emblema especial entre o assento e o console do tanque de combustível, bem como na chave presencial (Smart Key). A inscrição “Since 1975” também aparece na tela de inicialização quando a motocicleta é acionada.
Na parte eletrônica, a principal mudança é a remoção do sistema de navegação nativo, deixando o Apple CarPlay e o Android Auto como opções de software de mapa padrão. Elas vem com quatro modos de pilotagem, controle de cruzeiro, assistente em subidas de série e muito mais.
O motor de 1.833 cm³ e seis cilindros contrapostos recebeu um novo sensor de O² e configurações de ECU atualizadas para garantir a conformidade com os padrões de emissões do Euro 5+. A transmissão pode ser manual ou com o câmbio de dupla embreagem (DCT).
Quem comprar também leve um pacote de presentes comemorativos, incluindo um livro e um modelo em escala 3D com uma Gold Wing 2025 de um lado e um modelo de 1975 do outro. É bem possível que elas apareçam no Brasil ainda esse ano.