A Honda e a Dorna Sports anunciaram hoje (5) a renovação do compromisso da marca japonesa na MotoGP por mais cinco temporadas. A equipe mais antiga e forte permanece no Campeonato Mundial até pelo menos 2026.
A jornada da Honda começou em 1954, quando o fundador Soichiro Honda se inscreveu no Isle of Man TT, que fazia parte do calendário. Desde então, a marca já conquistou mais 800 vitórias e 25 títulos de pilotos, mais do que qualquer outra na história.
“Em primeiro lugar, gostaria de expressar o meu respeito e gratidão a Carmelo Ezpeleta e a todos na Dorna Sports pelo seu árduo trabalho na organização de corridas durante a pandemia. Estou muito satisfeito por termos renovado o nosso contrato para competir no MotoGP de 2022 a 2026“, disse o diretor executivo de operações da marca, Noriaki Abe.
“A Honda acredita que as corridas de MotoGP são vitais para nossas atividades de esportes motorizados. A MotoGP é o auge do motociclismo, permite-nos desenvolver várias tecnologias e, através de uma competição feroz, ensinar os nossos engenheiros e desenvolver as suas competências“, explicou. “Com eles trabalhando no desenvolvimento de veículos de produção, a Honda pode criar produtos melhores para seus clientes. A Honda continuará a trazer sonhos e alegria para seus clientes em todo o mundo por meio de suas atividades de esportes motorizados, incluindo a MotoGP.“
Como não poderia deixar de ser, o chefe da Dorna, Carmelo Ezpeleta está mais do que satisfeito: “Este anúncio traz muito orgulho para a MotoGP porque a Honda é um dos primeiros nomes que vem à nossa mente quando pensamos em motociclismo”, afirma. “O fabricante japonês tem sido uma parte tão importante do passado, presente e futuro do campeonato e esta renovação reforça, ainda mais, o compromisso entre ambas as partes.”
A Honda é a sexta equipe a confirmar sua presença no Campeonato Mundial até 2026. Nas últimas semanas, Ducati, KTM, LCR, Tech3 e Gresini anunciaram o acordo. Yamaha, Suzuki e Aprilia devem fazê-lo nas próximas semanas.