Mais uma vez foram descobertos registros de patente de um motor V4 da Honda em escritórios europeus. O que reacende aquela velha expectativa: será que uma CBR1000RR Fireblade com motor de quatro cilindros em V está a caminho?
O novo registro, de março de 2023, foi patenteado na Alemanha e detalha o sistema de lubrificação do motor e o sentido de rotação do virabrequim, que, como o V4 da Ducati gira contra o sentido contrário. Isso compensa parte das forças giroscópicas e absorve a tendência de empinar.
Em junho de 2022, a Honda patenteou também funis de admissão variável, que são controlados por um motor elétrico. Sistemas semelhantes anteriores, como da MV Agusta F4 Tamburini, eram controlados a vácuo. Yamaha R1 e Suzuki GSX-R1000 são controlados eletromecanicamente este da Honda.
Antes disso, em 2021, também foi patenteado um sistema de desativação da bancada traseira de cilindros, recurso também utilizado pela Ducati (e outras marcas) para economizar combustível e reduzir emissões. Isso também sugere que a sua utilização visa ruas e estradas.
A patente inclui ainda desenhos laterais de uma CBR1000RR-R Fireblade e também de uma RC213V, a máquina de MotoGP da Honda, mas com faróis, dando a entender que uma versão de rua é alvo de desenvolvimento dos engenheiros japoneses.
Apenas uma vez isso se tornou realidade, em 2015 com a RC213V-S. Mas a superbike, fabricada inteiramente no Japão em edição limitada, não era acessível o suficiente. Poucos abastados puderam por as mãos nela, quase todas indo parar diretamente em coleções particulares.
Mas desde então, muita coisa mudou nesse segmento. A Ducati tornou-se a fabricante do momento na MotoGP e WorldSBK, além de sua Panigale V4 ser a superbike mais badalada do momento. Apesar de sua rica história, a Fireblade ficou para trás, nas pistas e no marketing.
Oferecer uma Fireblade V4 ou uma RC213V verdadeiramente acessível, que possa ser empregada no WorldSBK parece ser uma cartada que a Honda está pensando, para não dizer refinando através desses projetos de patente. Vai virar realidade? O tempo vai dizer.