Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Honda Fireblade V4 à caminho?

Lucas Carioli 11 de abril de 2023

Mais uma vez foram descobertos registros de patente de um motor V4 da Honda em escritórios europeus. O que reacende aquela velha expectativa: será que uma CBR1000RR Fireblade com motor de quatro cilindros em V está a caminho?

O novo registro, de março de 2023, foi patenteado na Alemanha e detalha o sistema de lubrificação do motor e o sentido de rotação do virabrequim, que, como o V4 da Ducati gira contra o sentido contrário. Isso compensa parte das forças giroscópicas e absorve a tendência de empinar.

Em junho de 2022, a Honda patenteou também funis de admissão variável, que são controlados por um motor elétrico. Sistemas semelhantes anteriores, como da MV Agusta F4 Tamburini, eram controlados a vácuo. Yamaha R1 e Suzuki GSX-R1000 são controlados eletromecanicamente este da Honda. 

Antes disso, em 2021, também foi patenteado um sistema de desativação da bancada traseira de cilindros, recurso também utilizado pela Ducati (e outras marcas) para economizar combustível e reduzir emissões. Isso também sugere que a sua utilização visa ruas e estradas.

A patente inclui ainda desenhos laterais de uma CBR1000RR-R Fireblade e também de uma RC213V, a máquina de MotoGP da Honda, mas com faróis, dando a entender que uma versão de rua é alvo de desenvolvimento dos engenheiros japoneses.

Apenas uma vez isso se tornou realidade, em 2015 com a RC213V-S. Mas a superbike, fabricada inteiramente no Japão em edição limitada, não era acessível o suficiente. Poucos abastados puderam por as mãos nela, quase todas indo parar diretamente em coleções particulares.

Mas desde então, muita coisa mudou nesse segmento. A Ducati tornou-se a fabricante do momento na MotoGP e WorldSBK, além de sua Panigale V4 ser a superbike mais badalada do momento. Apesar de sua rica história, a Fireblade ficou para trás, nas pistas e no marketing.

Oferecer uma Fireblade V4 ou uma RC213V verdadeiramente acessível, que possa ser empregada no WorldSBK parece ser uma cartada que a Honda está pensando, para não dizer refinando através desses projetos de patente. Vai virar realidade? O tempo vai dizer.

Tags: CBR1000RR-R Fireblade RC213V RC213V-S Segredos Slider

Continue Reading

Previous: Kawasaki Z650RS deve ser atualizada em 2024
Next: Zontes testa modelos com motores de 800cc e três cilindros na China

Leia também

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka
  • Segredos

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka

15 de julho de 2025
Honda patenteia superbike elétrica 
  • Segredos

Honda patenteia superbike elétrica 

15 de julho de 2025
Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo
  • Segredos

Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo

15 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.