Foram descobertos registros de patentes que revelam um projeto surpreendente da Honda: uma CBR1000RR Fireblade com espelhos retrovisores que teriam pequenas asas incorporadas em sua estrutura. Mas será que isso funciona?
Os desenhos foram publicados pelos espanhóis do SoloMoto que, no entanto, não revelaram a fonte. Podemos ver claramente as linhas de uma Fireblade atual (Fig.01), com seus característicos espelhos retrovisores de piscas integrados.
Trata-se de pequenas aletas posicionadas nas partes inferior, lateral e superior dos espelhos e, conforme a terceira figura explica, tem a função de direcionar o fluxo de ar na área e supostamente aumentar o downforce da motocicleta em altas velocidades.
A implementação de asas é a nova tendência em motos esportivas. Inventados na MotoGP há alguns anos, os apêndices aerodinâmicos passaram para os principais campeonatos de Superbike do mundo e agora estão chegando às motos de produção.
Principal defensora de sua utilização, a Ducati instalou os artifícios na grande vedete do momento, a Panigale V4 R. O mesmo pode ser dito na Aprilia em suas RSV4. E agora, indícios sugerem que Yamaha e Kawasaki devem fazer o mesmo nos próximos anos.
Dito isso, a invenção da Honda é no mínimo… curiosa. A ideia parte de um princípio prático: aproveitar a área ocupada pelos espelhos retrovisores com apêndices aerodinâmicos, sem “poluir” as carenagens com aletas pontiagudas que alguns consideram algo até perigoso.
Por outro lado, não é preciso ser um estudioso do assunto para saber que apêndices desse tipo só passam a fazer efeito a partir de velocidades muito elevadas. E todos sabem que a primeira coisa que temos de fazer ao chegar em um Track Day é… retirar os espelhos retrovisores.
Por esse ponto de vista, o projeto da Honda não faz muito sentido. Mas, sua real função também pode ser outra: diminuir a turbulência ao redor do piloto causada pelos espelhos em “esticadas” habituais na estrada. E são muitos os usuários que fazem isso.
Como sempre, estamos aqui para explorar todas as possibilidades. Mas essa não seria a primeira vez que as montadoras “brincam” com desenhos para causar desinformação. O objetivo é tirar o foco para o que realmente estão trabalhando e (por que não) medir o interesse do público em determinados modelos e ideias.
E notícias mirabolantes sobre a nova Fireblade é o que não faltam. Nos últimos meses falou-se em um motor com cilindrada aumentada para 1.100 cm³; que o modelo poderia passar a ter válvulas variáveis e uma nova arquitetura V4, como a RC213V, seria adotada. O fato é que todos esperam uma realmente “nova Fireblade” nos próximos anos.