2024 acabou e você já sabe qual foi a marca que mais vendeu motos no Brasil, certo? Porém, mesmo disparada na frente, a Honda conseguiu achar um jeito de crescer outros 12%, o seu melhor resultado em doze anos.
Foram mais de 1,28 milhão de motocicletas emplacadas entre janeiro e dezembro, terceiro ano consecutivo que a Honda registra mais de um milhão de motocicletas emplacadas em um ano e mais do que as 1,22 milhão de unidades registrada em 2013.
No mês de abril de 2024, a Honda também registrou o maior número de emplacamentos mensais, com 121.311 unidades, superando o recorde anterior, que era de 119.322, em maio de 2012. Como sempre, a líder foi a linha CG 160, com mais de 429 mil unidades, ou seja, 33% do total de vendas.
Em segundo lugar, a linha Biz registrou mais de 278 mil unidades durante o período, resultado que garantiu um recorde anual histórico do modelo desde seu lançamento em 1998. Entre os scooters, o PCX registrou o seu melhor resultado anual, com mais de 55 mil unidades emplacadas.
Para a Honda, esse exponencial aumento se deve a quatro pilares fundamentais: a motocicleta como solução de mobilidade eficiente e econômica, o aumento de novos habilitados na categoria A, o uso da moto como geração de renda e, por fim, o acesso ao crédito.
A Honda Serviços Financeiros, que tem a missão de facilitar o acesso aos produtos da marca, foi responsável por 45% das vendas em todo o Brasil. O Consórcio Honda teve uma participação de, em média, 30% das vendas com mais de 1 milhão de cotas comercializadas.
A produção também acompanhou a tendência de crescimento, com mais de 1,3 milhão de unidades saindo das linhas produtivas de Manaus (AM), um aumento de 8% sobre o ano passado. O acumulado supera o resultado de 2014, quando foram produzidas 1,23 milhão de motocicletas.