O aparecimento da Kawasaki Ninja ZX-25R e seu estrondoso sucesso está colocando pulgas nas orelhas das demais fabricantes. De acordo com uma revista japonesa, a próxima a fazer o mesmo é a Honda, com uma CBR400RR de quatro cilindros.
A aposta é da revista japonesa Young Machine, conhecida por revelar com antecedência o aparecimento da Kawasaki H2R, da nova geração da Yamaha R3, entre outras. Eles até encomendaram uma ilustração de como a nova CBR400RR poderá ser.
Eles afirmam que o motor será desenvolvido a partir do zero e deve desenvolver em torno de 60 cv, bem mais do que os estimados 45 cv da Ninja ZX-25R (que ainda não teve os seus números divulgados oficialmente pela Kawasaki).
Com um design inspirado na CBR1000RR-R atual, a nova CBR400RR viria ainda com suspensões Showa reguláveis, pinças de freio radiais Nissin, faróis de LED, painel TFT e alguns auxílios eletrônicos, como ABS e controle de tração.
Essa não seria a primeira aparição de uma CBR400RR. Introduzida em 1983, a CBR400R (NC17) surgiu das necessidades do mercado japonês, relacionadas a limites de potência impostos à licença de habilitação. Seu design “Aero” inspirou a nossa CBR450SR.
Isso sem falar na CB400F dos anos 1970, uma derivada da icônica CB750F. Com seu distinto coletor de exaustão de tubos inclinados para o lado direito, a média tornou-se um sonho de consumo e inspirou o escapamento da CB600F e CB650F atuais.
Isso, é claro, é apenas especulação e nada garante uma eventual vinda de uma CBR400RR (ou mesmo da Ninja ZX-25R) ao ocidente. Mas, ao que parece, a superbike verde reabriu uma velha caixa de pandora e novas tendências podem estar nascendo.