As atividades continuam rolando no circuito de Jerez hoje (1), dessa vez com mais uma rodada de testes coletivos. Após mais um fim de semana desastroso, a Honda finalmente está testando um novo chassi desenvolvido pela empresa alemã Kalex.
Os planos da Honda foram descobertos ainda em fevereiro e havia quem dissesse que tudo não passava de boato. A Kalex é a principal fornecedora de chassis para a Moto2, tendo vencido o título da Categoria Intermediária nada menos do que dez vezes consecutivas.
Os alemães já haviam fabricado um braço oscilante de alumínio como alternativa ao componente de fibra de carbono desenvolvido pela Honda. Correu tão bem que Marc Márquez decidiu mantê-lo. O novo chassi, do tipo dupla trave, que abraça o motor, também é de alumínio (foto).
The acordo com o The Race, a Honda pretendia correr com o novo chassi no GP dos EUA, há duas semanas, mas esse plano teve que ser adiado depois que o componente foi enviado para a sede da marca no Japão para testes internos e análises de rigidez.
O piloto de testes da Honda, Stefan Bradl completou cerca de 20 voltas com o novo chassis Kalex durante a primeira sessão pela manhã. Ficou em 14º, logo atrás dos outros pilotos da marca, Alex Rins (12º) e Joan Mir (13º). Mas a bandeira continua verde em Jerez.
Para tristeza da Honda, Marc Márquez não está presente, já que a recuperação de sua mão direita lesionada no GP de Portugal continua. Seu companheiro de equipe Joan Mir ainda não testou o novo quadro. O que pode acontecer ainda hoje.
Após a surpreendente vitória de Alex Rins no GP dos EUA, a Honda voltou à sua sina habitual no GP da Espanha. O espanhol andou sempre nas últimas posições e caiu cedo. Mir foi pior ainda, com quatro quedas, uma delas na corrida. Takaaki Nakagami ainda conseguiu chegar em nono e Bradl em 14º.