Enquanto o mundo espera a tempestade do coronavírus passar, o trabalho continua principalmente na mente dos engenheiros. Esse interessante registro de patente, por exemplo, revela os estudos da Honda em utilizar a suspensão da GL1800 Gold Wing em outros modelos de seu catálogo.
Em sua última geração apresentada em 2017, a Gold Wing introduziu uma nova suspensão dianteira de amortecimento centralizado, também conhecida como “Hossack”. Composto de dois garfos sólidos (não tubos telescópicos) e uma mola central, o sistema proporciona uma maior estabilidade em frenagens.
Trata-se de uma suspensão muito parecida com a “Duolever” utilizada há anos pela BMW em sua linha touring, nos modelos K1200, K1300 e K1600. Pesado, o sistema funciona melhor em modelos de luxo e conforto. A versão da Honda, no entanto, utiliza um método diferente para montar os garfos na mesa.
O que é realmente interessante nesses documentos de patente recém-publicados do Japão e dos EUA é que essa suspensão aparece em modelos muito diferentes da Gold Wing, como a retrô CB1100, a pequena CT125 Super Cub e até uma Honda RC213V, ou seja, motocicletas com motores e quadros completamente diferentes.
Isso significa que veremos esses modelos com o sistema em breve? Não necessariamente. As imagens podem ser apenas ilustrativas, mas sugerem que a Honda já contornou os problemas de peso e espaço e que há muito mais potencial a ser extraído desse tipo de suspensão para ficar restrita apenas à Gold Wing.