A Honda está trabalhando em um novo sistema de exaustão, na qual os gases passam por dentro do braço oscilante, eliminando ponteiras grandes. O estudo tem como finalidade a redução de poluentes.
A ideia é encaminhar os gases por dentro de um braço oscilante oco com uma junta deslizante, permitindo que o escapamento se flexione com a balança, peça vital que liga o quadro à roda traseira.
A solução centraliza as massas e reduz o centro de gravidade, evitando adicionar muito volume extra à moto com uma ponteira tradicional. O objetivo também é obedecer às novas leis de emissões de poluentes (Euro 4) que entrarão em vigor no início de 2017.
Segundo o Motorcycle News, os fabricantes enfrentarão duros golpes até 1º de janeiro de 2021, quando entrará em vigor o Euro 5 e esse desafio (de reduzir as emissões) pode gerar uma onda de soluções radicais, como essa.
Contudo, a ideia da Honda não é completamente original. No início deste ano a BMW patenteou uma ideia similar, onde o escape de uma S1000RR estava ligado ao braço oscilante oco através de um tubo escondido, flexível.
Em 2009, Erik Buell, conhecido por ideias revolucionárias, também considerou usar a balança como silenciador. O norte-americano, foi o primeiro a usar tanques de combustível e tanques de óleo dentro de seus quadros.