Como sabemos, a Honda tem inúmeros projetos mirabolantes em suas gavetas e aqui descobrimos mais um: um sistema de embreagem eletrônica, que pode muito bem vir a se chamar “Clutch By Wire”.
Esses registros de patente revelam que o projeto da Honda mantém o manete de embreagem operado por meio de um manete, mas sua posição é monitorada eletronicamente e não hidraulicamente como acontece hoje.
Os pulsos eletrônicos são enviados para a IMU da motocicleta, a mesma que avalia o acelerador, freios, rotações e câmbio para garantir que cada aplicação seja perfeita, independentemente de quão desajeitado o piloto seja.
Ao contrário de uma embreagem convencional, que permite que a transmissão e o motor sejam conectados em seu estado de repouso e só os desengata quando o manete é puxado, o sistema da Honda retorna ao estado desengatado de forma padrão.
Quando você libera a embreagem, um motor elétrico move o pistão no cilindro mestre aplicando pressão hidráulica ao cilindro escravo para engatar a embreagem. Isso significa que a configuração é à prova de falhas e, na pior das hipóteses, a unidade será desconectada em vez de impossibilitada de desengatá-la.
Isso abre um novo leque de possibilidades. A moto pode operar a embreagem de forma completamente automática, por exemplo, ou em harmonia com trocas rápidas para fornecer mudanças suaves e quase contínuas.
Também abre a porta para estratégias adicionais de controle de largada, controle de empinadas e controle de tração, usando a embreagem, o acelerador, a ignição e a injeção em conjunto para otimizar o desempenho e manter o piloto no controle.
Para garantir uma sensação familiar, as patentes incluem um “dispositivo de geração de força reativa” que atua no manete para dar o feedback que você está acostumado, mesmo que não haja mais uma conexão direta entre sua mão e a posição da embreagem.
Quando isso vai ver a luz do dia é a grande pergunta que resta. Mas uma embreagem eletrônica é uma inovação bastante tangível, que pode trazer ganhos significativos a alguns modelos, como a CBR1000RR-R, por exemplo.