Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Honda está desenvolvendo sistema de embreagem eletrônica

Lucas Carioli 10 de junho de 2021


Como sabemos, a Honda tem inúmeros projetos mirabolantes em suas gavetas e aqui descobrimos mais um: um sistema de embreagem eletrônica, que pode muito bem vir a se chamar “Clutch By Wire”.

Esses registros de patente revelam que o projeto da Honda mantém o manete de embreagem operado por meio de um manete, mas sua posição é monitorada eletronicamente e não hidraulicamente como acontece hoje.

Os pulsos eletrônicos são enviados para a IMU da motocicleta, a mesma que avalia o acelerador, freios, rotações e câmbio para garantir que cada aplicação seja perfeita, independentemente de quão desajeitado o piloto seja.

Ao contrário de uma embreagem convencional, que permite que a transmissão e o motor sejam conectados em seu estado de repouso e só os desengata quando o manete é puxado, o sistema da Honda retorna ao estado desengatado de forma padrão.

A posição do manete é monitorada eletronicamente e envia informações para uma unidade de controle de pressão hidráulica que aciona a embreagem.


Quando você libera a embreagem, um motor elétrico move o pistão no cilindro mestre aplicando pressão hidráulica ao cilindro escravo para engatar a embreagem. Isso significa que a configuração é à prova de falhas e, na pior das hipóteses, a unidade será desconectada em vez de impossibilitada de desengatá-la.

Isso abre um novo leque de possibilidades. A moto pode operar a embreagem de forma completamente automática, por exemplo, ou em harmonia com trocas rápidas para fornecer mudanças suaves e quase contínuas.

Também abre a porta para estratégias adicionais de controle de largada, controle de empinadas e controle de tração, usando a embreagem, o acelerador, a ignição e a injeção em conjunto para otimizar o desempenho e manter o piloto no controle.

Para garantir uma sensação familiar, as patentes incluem um “dispositivo de geração de força reativa” que atua no manete para dar o feedback que você está acostumado, mesmo que não haja mais uma conexão direta entre sua mão e a posição da embreagem.

Quando isso vai ver a luz do dia é a grande pergunta que resta. Mas uma embreagem eletrônica é uma inovação bastante tangível, que pode trazer ganhos significativos a alguns modelos, como a CBR1000RR-R, por exemplo.


Tags: Clutch By Wire Embreagem Eletrônica Honda Segredos

Continue Reading

Previous: Suzuki GSX-R1000 pode ganhar nova geração em 2022
Next: Suzuki vai apresentar versão Touring da GSX-S1000

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.