A Honda registrou recentemente desenhos e ilustrações de uma nova suspensão dianteira a ser utilizada, à princípio, em scooters. O revolucionário sistema desconecta a roda dianteira com o guidão e o resto da motocicleta.
As ilustrações revelam um garfo único, porém dividido em duas partes, com a absorção dos impactos sendo feito por uma engenhosa articulação no meio. A solução lembra um pouco o sistema Duolever, criado e patenteado pela BMW.
No caso da marca alemã, os eixos que prendem a roda dianteira são fixos, deixando a absorção dos impactos para um amortecedor central localizado próximo à mesa. Essa centralização permite uma melhor estabilidade geral.
Esse também parece ser o princípio aqui, muito embora os scooters não estejam entre os modelos mais exigidos em termos de suspensão. Contudo, o que a Honda pode estar fazendo é disfarçar o sistema, mas já pensando em utilizá-lo para propósitos maiores.
Embora os desenhos venham diretamente de uma fonte na Honda, não há nenhuma outra informação oficial de seu propósito ou previsão de lançamento. Você acha mais provável ver isso em uma futura PCX ou em uma Fireblade?