A Honda está desenvolvendo, com grande secretismo, um sistema de frenagem totalmente automatizado, que se aciona em caso de colisão frontal iminente.
A descoberta foi feita através de arquivos de patentes, contendo gráficos de controle de fluxo computacional e alguns vetores de frenagem. Eles influenciam automaticamente a motocicleta, tanto no contorno de curvas como em linha reta, auxiliando o motociclista em caso de distração em meio ao tráfego.
Ainda não há muitas informações a respeito, no entanto. Os gráficos são apenas estudos de comportamento físico e não revelam “uma máquina” responsável por realizar a frenagem automática. Mas, de acordo com a imprensa britânica, a inovação pode estar nas concessionárias dentro de dois anos.
A Honda anda bastante interessada em por em prática as inovações de seus arquivos. No mês passado eles apresentaram nos Estados Unidos o conceito de um scooter que capaz de andar e se equilibrar sozinho, sem quaisquer interferências do motociclista.
É bem possível que o novo sistema de frenagem automática também seja disponibilizado em scooters, já que a categoria normalmente possui mais adeptos da pilotagem informal, ou seja, motociclistas “menos treinados” para situações de risco. O próximo passo será ver a inovação em um conceito.