Um engenheiro da Honda revelou que a marca está trabalhando para que a transmissão de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) seja aplicada também em motos esportivas. O sistema poderia ser ainda mais eficiente que a caixa de câmbio sem costuras utilizada na MotoGP.
A revelação foi feita por Kosaku Takahashi, engenheiro responsável durante o lançamento da renovada Honda NC750X e do scooter Integra, no final de semana. Ambos os modelos usam o DCT, assim como a Sport Touring VFR1200F e a Big Trail, CRF1000L África Twin.
Os maiores empecilhos para a utilização imediata do DCT em uma superbike são o tamanho e o peso, porque a caixa de câmbio de duas embreagens é mais larga e mais pesada que um sistema convencional. No momento, só faz sentido para motos que não lutam contra o relógio.
Takahashi disse que a Honda está trabalhando para mudar isso. Eles testaram em uma pista duas motos de peso idêntico, uma com câmbio convencional e outra com dupla embreagem. A que tinha o DCT foi mais rápida, porque eliminava a perda de tempo durante as trocas de marcha.
O engenheiro foi ainda mais longe e chegou a afirmar que quando o sistema DCT estiver plenamente desenvolvido poderá ser ainda melhor do que a famosa caixa de câmbio “seamless” (sem costuras) utilizada pela Honda na MotoGP desde 2012.
Ainda não há previsão para que uma CBR1000RR Fireblade ou uma CBR600RR chegue às concessionárias portando câmbio DCT. Porém, essa é uma possibilidade que não podemos esquecer em longo prazo. Fiquemos de olho.