A Honda e a Yamaha, as duas maiores fabricantes de motocicletas do mundo podem estabelecer uma colaboração mútua no Japão. O objetivo é revitalizar o segmento de scooters e ciclomotores com novos produtos para estimular a categoria.
As duas marcas anunciaram na quarta-feira (5) que iniciaram discussões para o desenvolvimento conjunto de novos produtos para a chamada “Categoria 1” do mercado japonês, que abrange scooters, motociclos e motonetas de até 50cc, com motores movidos à eletricidade ou combustão interna.
Devido à diversificação da oferta de transporte, como o crescimento de motocicletas elétricas e mini-veículos, a Categoria 1 tem diminuído significativamente nos últimos anos. Por outro lado, as montadoras têm enfrentado vários desafios, como novas normas ambientais, de segurança ou a eletrificação de veículos.
Nestas circunstâncias, Honda e Yamaha concordaram que uma cooperação era necessária para responder a esse declínio e por isso decidiram se unir desenvolvendo, construindo e até distribuindo em conjunto novos veículos de duas rodas para a Categoria 1.
“Através desta colaboração com a Yamaha, vamos continuar a oferecer na Categoria 1 modelos que vão além das expectativas dos nossos clientes. Então, vamos dedicar nossos esforços para revitalizar o mercado japonês e reestabelecer um ambiente de mercado que permite a popularização de veículos elétricos de 2 rodas, o mais rapidamente possível.” (Shinji Aoyama, diretor executivo da Honda Motor Co.)
A fim de desenvolver novos veículos elétricos de duas rodas da categoria 1 no Japão, as duas empresas vão estudar a possibilidade de uma colaboração em áreas técnicas específicas, tais como autonomia, tempos de carregamento, desempenho e custos .
“Nós acreditamos que esta colaboração, que começará com a oferta de produtos já disponíveis irá além e será parte de uma nova cultura japonesa na utilização de motocicletas.” (Katsuaki Watanabe Diretor da Yamaha Motor Co.)
Antes do final de 2018, a Honda poderá começar fornecer scooters Yamaha de 50 cm3 desenvolvidos com base em modelos de Tato e Giorno atualmente produzidos e vendidos no Japão. Por sua vez, a Yamaha pode vender esses modelos como equivalentes aos seus próprios modelos Jog e Vino.