O segundo dia do shakedown preparatório para os testes de Sepang ontem (2) viu a entrada na pista dos pilotos titulares da Honda e da Yamaha, um benefício concedido pelas novas regras de concessões que as duas marcas fazem parte. Pol Espargaró liderou, seguido de Fabio Quartararo.
Luca Marini (Repsol Honda) foi o primeiro piloto na pista, com o seu companheiro de equipe Joan Mir, Johann Zarco (LCR-Honda), Takaaki Nakagami (LCR-Honda) e Alex Rins (Yamaha) e Fabio Quartararo (Yamaha) vindo na sequência.
Mas quem terminou o segundo dia no topo da tabela de tempos foi Pol Espargaró (KTM). O espanhol, que esse ano ficou como piloto reserva, fez a melhor volta em 1min58s241, pouco mais de dois décimos mais rápido que Quartararo e o novato Pedro Acosta (GasGas).
Acosta parece estar se aclimatizando rapidamente com sua KTM RC16, pois estabeleceu o tempo de 1min58s531, que seria suficiente para colocá-lo na 11ª posição no grid de largada para o GP da Malásia realizado em outubro passado (dentro do Q2).
Rins ficou em quarto, apesar de ter passado o dia apenas para desenferrujar das férias de inverno. Os pilotos da Yamaha tinham três protótipos cada para experimentar: dois especificação 2023 e um 2024. O mesmo pode ser dito de Marini na HRC.
Pedrosa (KTM), que foi o mais rápido no dia de abertura, continuou a testar novas peças aerodinâmicas, especificamente uma nova asa dianteira, ainda mais protuberante que a anterior. O espanhol acabou o dia em quinto lugar.
A Ducati também estreou um novo pacote aerodinâmico, alardeado por Gigi Dall’Igna na apresentação da equipe na semana passada: a adição de mais um painel de efeito solo pode ser vista ao lado do habitual duto lateral e vai ser interessante ouvir os comentários dos pilotos sobre os resultados.
No lado da Aprilia, Lorenzo Savadori continuou a testar a nova asa traseira estilo ‘batmóvel’ da fábrica de Noale, enquanto que Stefan Bradl também esteve ocupado com o protótipo 2024 da Honda mais carregado de novidades de todos os pilotos da marca.
Uma forte chuva interrompeu os testes em pista seca na sexta-feira, antes do último dia do shakedown que acontece nesse sábado. Os demais pilotos titulares da temporada 2024 finalmente entrarão na pista na próxima terça-feira (6).
Sepang Shakedown (Dia 2)
- Pol Espargaró (KTM) 1:58.241
- Fabio Quartararo (Yamaha) a 0s283
- Pedro Acosta (KTM) a 0s290
- Alex Rins (Yamaha) a 0s409
- Dani Pedrosa (KTM) a 0s431
- Joan Mir (Honda) a 0s846
- Johann Zarco (Honda) a 0s850
- Luca Marini (Honda) a 0s971
- Takaaki Nakagami (Honda) a 1s028
- Stefan Bradl (Honda) a 1s529