Em trabalho conjunto, a Honda, o governo do estado do Amazonas e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciam a conclusão do primeiro protótipo de ventilador pulmonar mecânico.
O protótipo, apresentado na fábrica da Moto Honda, incorpora as principais funcionalidades para atender aos requisitos médicos como a dosagem apropriada da mistura de ar e oxigênio, o ajuste da pressão máxima e mínima, além do controle de frequência da respiração.
As etapas seguintes consistem na integração eletrônica e digitalização dos comandos para garantir maior precisão e controle dos parâmetros e a realização de testes da equipe médica para aprovação e homologação do protótipo. Somente após superar essas etapas, será possível avaliar a viabilidade da produção do equipamento.
“Sabemos que a expectativa por uma solução rápida no combate ao novo coronavírus é muito grande e estamos avançando com responsabilidade”, disse Julio Koga, Vice-presidente Industrial da Moto Honda da Amazônia. “Ainda é cedo para falarmos em prazos e mesmo para confirmar a viabilidade da produção. Trata-se de um projeto complexo e a segurança das pessoas é a nossa prioridade”.
Desenvolvido a partir do acordo de cooperação celebrado entre as instituições no dia 3 de abril, o respirador da Honda tem uma necessidade emergencial, já que o Estado Do Amazonas contabiliza 3.833 casos confirmados de Covid-19 e 304 mortes, uma das curvas de contágio mais acentuadas do país.