A Honda do Brasil e a Panasonic Corporation anunciaram ontem (16) planos de uma pesquisa experimental na Indonésia sobre o uso compartilhado de baterias utilizando o “Honda Mobile Power Pack”, pacote de energia portátil com baterias destacáveis e a sua utilização em produtos de mobilidade elétrica, incluindo motocicletas elétricas alimentadas por este sistema.
Terceiro maior mercado de motocicletas do mundo, a Indonésia tem enfrentado problemas de poluição de ar relacionados ao aumento do volume do trânsito nas cidades. A fim de solucionar esta questão, o governo do país anunciou uma política para facilitar a difusão do uso de produtos de mobilidade elétricos.
Se por um lado são ambientalmente corretos, os produtos eletrificados ainda apresentam desafios que precisam ser trabalhados, entre eles autonomia e o tempo de carga da bateria. Assim, é esperado que o Honda Mobile Power Pack e os produtos de mobilidade alimentados por ele possam solucionar essas questões e impulsionar o uso massificado destas tecnologias.
Para este estudo, as duas companhias instalarão estações de abastecimento em diversos locais, que irão carregar múltiplas unidades do Mobile Power Pack simultaneamente, a fim de fornecê-las totalmente carregadas para os usuários a qualquer momento. Desta forma, donos de veículos eletrificados que estiverem com a bateria fraca no meio de um deslocamento poderão parar na estação de abastecimento mais próxima e trocar a sua bateria por uma completamente carregada.
A fim de preencher os requisitos necessários para conduzir este experimento, a Honda, a Panasonic e a Pacific Consultants Co., Ltd assinaram um acordo que estabelece uma joint venture em Jakarta, na Indonésia, (intitulada Pt. HPP Energy Indonesia) com o propósito de dar continuidade a este trabalho.
As pesquisas serão conduzidas em Bandung, província de Java Ocidental; cidade de Denpasar, em Bali e no subdistrito de Kuta, também em Bali, na Indonésia. As empresas planejam dar início ao projeto experimental em dezembro de 2018.