Não é só a Yamaha que está comemorando 60 anos de sua primeira vitória em um Grande Prêmio Mundial. A Honda também e, para comemorar eles estão apresentando, ao lado da Casio, uma edição limitada do relógio de pulso Edifice.
O relógio apresenta uma moldura e um mostrador de alumínio, que lembra a carroceria da Honda RC162, modelo utilizado por Kunimitsu Takahashi para vencer o Grande Prêmio da Alemanha Ocidental de 1961, na categoria 250cc.
As linhas vermelhas e amarelas também são inspiradas nos grafismos da RC162, assim como o logotipo clássico da Honda utilizado na época. As pulseiras de couro são especificamente desenhadas para lembrar as vestimentas que Takahashi usou.
Mas apesar de ter um estilo vintage, o relógio também apresenta muitos toques modernos. É resistente à água, utiliza o sistema Tough Solar da Casio para manter a bateria carregada, exibe o horário de 29 cidades ao redor do mundo, além correção automática, calendário, cronômetro e recepção de rádio de 6 bandas.
Tecnicamente, a designação do modelo é EQW-A2000HR-1AJR e estará disponível em uma quantidade não especificada (mas limitada) a partir de maio de 2021, por um preço sugerido de ¥ 77.000 ienes, ou cerca de R$ 4.000,00.
E o que aconteceu com Kunimitsu Takahashi? Depois de vencer 4 corridas e 14 pódios no Campeonato Mundial, o japonês sofreu um sério acidente no Troféu Turista da Ilha de Man de 1962. Embora tenha se recuperado, ele decidiu passar para as corridas de quatro rodas, onde obteve grande sucesso como piloto da… Nissan!
Takahashi teve uma longa e bem-sucedida carreira no automobilismo e foi agraciado com o prêmio “Desportista de Mérito” em julho de 2020 pelo Ministério da Educação, Cultura, Ciência, Esportes e Tecnologia do Japão. Você conhece Keiichi Tsuchiya, conhecido por seu apelido de “Rei do Drift”? Tsuchiya aprendeu suas técnicas com Takahashi, que também ganhou o apelido de “Pai do Drift”. Bem curioso, hein?