A Honda anunciou hoje (9) que um ataque cibernético afetou seus sistemas de computadores em toda a sua operação global. Por isso, parte da produção precisou ser interrompida.
De acordo com os japoneses, um vírus malicioso afetou a sua rede e está impedindo que eles acessem seus servidores de computador. O conteúdo se espalhou por todos os seus sistemas de produção fora do Japão.
A empresa precisou utilizar o seu Serviço de Atendimento ao Cliente para Automóveis do Twitter para comunicar. “No momento, o Serviço de Atendimento ao Cliente da Honda e o Honda Financial Services estão enfrentando dificuldades técnicas e não estão disponíveis. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos sua paciência e compreensão“, disseram.
Especialistas em segurança cibernética acreditam que é um ataque de ransomware, que permite que hackers acessem dados criptografados ou bloqueiem a Honda para fora de seus sistemas de informação (IT). A marca, no entanto garante que nenhum dado foi violado e “o impacto nos negócios será mínimo”.
Embora as operações já tenham sido retomadas em algumas regiões, a produção continua paralisada no Brasil, Índia, Turquia e na principal fábrica de automóveis dos Estados Unidos, localizada no estado de Idaho. Eles esperam que a situação se normalize até o fim da semana.