A Honda do Brasil anunciou ontem (26) que vai disponibilizar no país o novo scooter ADV de 150cc em 2021. Com a mesma proposta de seu irmão de 750cc, o modelo permite pequenas aventuras fora do asfalto, mas com um preço bem mais acessível.
Enquanto o pioneiro X-ADV original utiliza a plataforma mecânica da NC750X, o ADV 150 (apresentado em julho do ano passado na Indonésia) baseia-se no best seller PCX 150, ou seja, motor monocilíndrico de 149 cm³ com comando simples e refrigeração líquida, que rende 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,38 kgf.m a 6.500 rotações.
O quadro do tipo berço duplo, também é semelhante, mas as diferenças acabam por aí. As suspensões são mais altas possuindo garfos telescópicos com 130 mm de curso na dianteira e amortecedores duplos Showa com reservatório a gás e 120 mm de curso na traseira. Enquanto isso, o PCX 150 possui apenas 100 mm de viagem em ambos os eixos. A diferença de altura entre as duas chega a 37 mm.
Rodas e freios também são diferentes. Enquanto o PCX 150 utiliza pneus street nas medidas 100/80-14 e 120/70-14, com dois discos de 220mm, o ADV 150 possui pneus do tipo misto, 110/80-14 e 130/70-13, com discos do tipo “pétala” de 212,71 mm/240 mm na dianteira e 185,83 mm/220 mm na traseira. O ABS funciona só na frente.
É do design que o ADV 150 começa a se aproximar mais do X-ADV, com linhas angulosas que sugerem maior robustez e menos delicadeza. Os faróis dianteiros duplos são de LED, assim como toda a iluminação. Ao contrário do PCX, o ADV 150 conta com um generoso para-brisa regulável em duas posições. Atrás do painel frontal, um compartimento com tomada USB para recarregar o smartphone. A altura do assento é de 795mm, bastante para a categoria. O PCX, em contrapartida, mede apenas 764mm.
O painel digital de LCD é bem completo para um scooter de 150cc e contém conta-giros, hora, dia e mês; Trip A e Trip B; ABS, consumo, temperatura ambiente, chave presencial e até a carga da bateria. O compartimento sob o assento permite até dois capacetes e outra tomada, de 12V. O tanque permite 8 litros de combustível. A transmissão é do tipo automática V-MATIC com o Idling Stop, que desliga o motor em semáforos.
Concebido pelo centro de estilo da marca em Roma há quatro anos, o X-ADV de 750cc virou um estrondoso sucesso na Europa. Por aqui, custando a partir de R$ 69.900, é compreensivelmente mais difícil de vê-lo nas ruas. Daí a necessidade do Honda ADV (seu nome oficial), que tentará convencer os fãs da Biz e do PCX, que moram próximos às zonas rurais, a migrarem para a novidade.
A Honda afirma que o Honda ADV chega à rede de concessionárias a partir de dezembro com o preço público sugerido de R$ 17.490,00. São duas opções de cores: vermelho com grafismos em preto e prata; e branco com detalhes em preto e cinza. Como os demais modelos da marca, a garantia é de 3 anos e a troca de óleo é gratuita em 7 revisões.