A Honda, enfim, apresentou hoje (16) todos os detalhes da segunda geração da Twister, agora com o motor aumentado para 300cc. A média também ganhou novas suspensões um design totalmente remodelado.
A Twister 250 foi um sucesso imediato assim que foi lançada em 2001. Oito anos mais tarde, o modelo perdeu o seu nome característico e passou a se chamar CB300R. O sucesso continuou, mas a motocicleta pegou fama de quebradeira, devido a inúmeros problemas de confiabilidade no motor.
Em 2015, a Honda reintroduziu o nome Twister e a cilindrada voltou a ser de 250cc. Deu certo. A motocicleta se manteve como a nº 1 de seu segmento, sem apresentar grandes problemas de confiabilidade. Mas já se passaram mais de sete anos e a concorrência não ficou parada.
Na nova CB300F Twister, o motor passou de 249,5 cm³ para 293,5 cm³ – obtido mediante o aumento do diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 mm. O cabeçote simples continua com quatro válvulas.
A potência máxima passou de 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para 24,7 cv (24,5 cv com gasolina), um aumento de 9,3%. Já o torque subiu de 2,28 kgfm (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm para 2,60 kgfm (2,61 com gasolina) à mesma rotação. Uma melhora de 15,5%, de acordo com a Honda.
A motocicleta possui um radiador de óleo maior, assim como o escapamento, com uma ponteira mais centralizada e moderna. O câmbio de seis marchas agora conta com embreagem deslizante, que deixa o manete menos pesado de acionar e impede que a roda traseira derrape em reduções fortes.
O chassi do tipo diamond tubular de aço permaneceu o mesmo, mas as suspensões contam com novas especificações, mais adequadas ao novo motor. Na dianteira, os garfos convencionais de 41 mm (antes 37 mm) tem 130 mm de curso. Na traseira, o curso do amortecedor passou de 108 mm para 120 mm.
A frenagem é garantida por dois discos, um de 276 mm na dianteira e outro de 220 mm na traseira. Na versão CBS, o cáliper dianteiro conta com três pistões enquanto que na versão ABS, dois. O pneu traseiro agora é um 150/60R-17 (antes 140/70R-17) contribuindo para deixar o visual mais robusto.
O design foi desenvolvido pela Honda do Brasil, que desenhou uma carroceria inteiramente nova inspirada na CB500F. O painel é uma tela de LCD negativado que traz todas as informações de praxe, além de indicador de marchas, nível de carga da bateria e uma inédita entrada USB.
A CB 300F Twister chega às concessionárias ainda esse mês em duas versões: CBS (R$ 18.900,00), nas cores cinza metálico ou vermelha; e ABS (R$ 19.800,00), dourada e vermelha. Os preços sugeridos preços tem como base o Distrito Federal. A garantia é de três anos.