A Honda divulgou de maneira oficial hoje (9) as primeiras fotos e dados técnicos do projeto 2&4, um carro-conceito que utiliza o mesmo motor da RC213V, a moto que Marc Márquez e Dani Pedrosa correm no Mundial de Motovelocidade.
Mas por que projeto “2&4”? Segundo a Honda, a proposta foi unir o melhor desses dois mundos (carros e motos) no mesmo veículo. Os japoneses também quiseram fazer uma autoafirmação de sua capacidade, já que a marca tem mais de 27 milhões de clientes de automóveis, motocicletas, equipamentos de energia, motores marítimos e aplicações aeroespaciais.
Para criar o 2&4, a Honda anunciou uma competição entre os mais de 80 designers que a marca tem espalhados em suas sedes pelo mundo. O objetivo desse concurso anual é justamente atingir os objetivos em meio ao clima de competição entre eles. No final, o desenho feito pela departamento de motocicletas em Asaka foi o escolhido, em colaboração com o estúdio de design de carros, em Wako.
O desenho da carroceria foi inspirado no lendário carro de Fórmula 1 Honda RA272, de 1965. Com um comprimento total de 3.040 mm, largura de 1.820 mm e apenas 995 mm de altura, o 2&4 tem um assento que fica suspenso logo acima da estrada. Isso faz com que o piloto sinta-se o mais próximo possível da ação, o que remete à sensação de liberdade de uma motocicleta.
Com apenas 405 kg, o 2&4 maximiza a potência do seu motor (V4, 999 cm³ e estimados 215 cv a 13.000 rpm) instalado na posição central. Com um centro de gravidade extremamente baixo, as respostas são imediatas. A transmissão é de dupla embreagem (DCT) como na VFR 1200F.
O projeto 2&4 fará a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Frankfurt, em 15 de Setembro. Outra marca que utilizará o evento para uma revelação “motociclística” é a Ducati, que apresentará a Monster 1200 R.