A Honda anunciou hoje (28) que vai disponibilizar no mercado brasileiro a nova linha CB500 a partir de maio. As médias bicilíndricas receberam importantes melhorias mecânicas no exterior no ano passado.
Apresentada na Europa em setembro de 2021, a nova linha CB500 traz o maior pacote de novidades desde a reintrodução da motocicleta em 2013. O motor de dois cilindros em linha e 471 cm³ é o mesmo, mas recebeu um novo radiador e uma nova injeção que não mudou os números de desempenho: 50,2 cv e torque de 4,54 kgf.m.
As principais novidades estão na parte ciclística. A suspensão dianteira agora conta com garfos invertidos Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP, os mesmos da CB650F, apoiados em novas mesas de direção. O amortecedor traseiro também recebeu novas configurações de amortecimento e rebote.
As rodas de 17 polegadas e cinco raios (ao invés de seis) agora contam com dois discos de 296 mm na dianteira, acionados por pinças Nissin de pistão duplo, montadas de forma radial. Além de melhorar a frenagem, dão aquele visual imponente que faz muita diferença para quem compra uma moto maiorzinha.
Há também um novo braço oscilante, que a Honda afirma ser consideravelmente mais leve, além de mais rígido. A distribuição de peso foi movida ligeiramente para a frente (passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira, antes 46,8/53,2%) para melhorar a aderência.
O design também foi atualizado para ficar em coerência com a linha CB650 e CB1000R e CBR1000RR-R. O painel digital, embora não seja de TFT, tem um fundo colorido e parece mais moderno. Os faróis de LED tem lâmpadas mais potentes assim como os piscas dianteiros. O assento remodelado está a 834 mm do solo.
Infelizmente essa nova geração não significa que teremos de volta a esportiva CBR500R, que continua no exterior. Por aqui, teremos CB500F a partir de (R$ 39.100,00) e CB500X (R$ 41.600,00) ambas com as opções de cores Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco. O preço tem como base o Distrito Federal.