A Honda do Brasil anunciou hoje (22) a chegada do modelo 2022 da NC750X às concessionárias da marca no país. Além de contar com uma série de melhorias, já disponíveis na Europa, a crossover passa a contar com a opção do câmbio de dupla embreagem (DCT).
As novidades começam pelo motor, atualizado para se enquadrar ao Euro5. Para compensar a adoção de catalisadores maiores, o bicilíndrico de 745cm³ agora gira 600 rpm a mais. Além disso, as válvulas tiveram a sincronização ajustada, de modo que a potência aumentou um pouquinho: 58,6 cv e 7,03 kgf.m, segundo os dados da Honda do Brasil.
O design do quadro de aço tubular permaneceu basicamente o mesmo, entretanto a Honda mudou a espessura de alguns tubos resultando em uma economia de 6 kg na balança, e no aumento do compartimento de carga (onde habitualmente está o tanque de combustível), que passou de 21 para 22 litros.
A suspensão teve o curso reduzido para 120 milímetros, priorizando a pilotagem no asfalto e facilitando a vida dos condutores de menor estatura, já que a altura do assento caiu em 30 milímetros. As marchas de 1 a 3 ficaram mais curtas, enquanto as de quatro a seis, mais longas.
De acordo com a Honda, isso fez com que a NC750X apresentasse uma capacidade de aceleração mais esportiva que antes, ao mesmo tempo que, em ritmo de cruzeiro, sua autonomia foi alongada: a moto agora é capaz de percorrer 400 km com um tanque de combustível cheio, ou 14,1 litros.
Na parte eletrônica, a grande novidade é a disponibilidade da transmissão de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission), que permite optar entre trocas de marchas plenamente automáticas ou atuar na seleção das marchas com os dedos através de comandos instalados no punho esquerdo.
Além disso, a NC750X passa a contar com um acelerador eletrônico Ride By Wire, o que permitiu a introdução de três modos de pilotagem (Sport, Rain, Standard) e três modos de controle de tração. O conjunto óptico frontal foi redesenhado e a iluminação agora é de LED até nos piscas, com função de sinal de freio de emergência.
Para quem prefere o câmbio convencional, a NC750X modelo 2022 chega em março às concessionárias a partir de R$ 49.700,00, valor com base no Distrito Federal, o que não inclui despesas com frete ou seguro. As cores disponíveis para essa versão são vermelho e azul, ambos perolizados.
Já para quem prefere a NC750X DCT terá que esperar até abril, quando a motocicleta chega às lojas da marca. O preço da versão ficou de ser estipulado posteriormente. As cores disponiveis são vermelho e branco perolizado. As concessionárias Honda Dream ainda possuem um pacote de acessórios para o modelo.