A Honda pode apresentar no próximo Salão de Milão (EICMA) uma versão menor do X-ADV, com motor de 250/300 cilindradas. Sucesso absoluto na Europa, o scooter adventure ficaria ainda mais acessível nos próximos anos.
A combinação entre um Scooter e uma Big Trail parecia improvável até a Honda apresentar o X-ADV em 2016. Inusitado, o modelo transformou-se em um enorme sucesso de vendas na Europa, a ponto de encerrar o ano de 2018 como o sétimo mais vendido do continente.
Isso motivou a Honda trazer o X-ADV ao Brasil no ano seguinte e investir em modelos menores para outros mercados. Em julho passado, a marca japonesa apresentou uma versão de 150cc na Indonésia. A resposta foi tão positiva, que a marca está tendo que aumentar a produção para acompanhar a demanda.
Agora, a imprensa europeia acredita que esse mesmo modelo deverá chegar ao velho continente, mas não com o motor do PCX150, e sim com o da CB300F, um monocilindrico de 286 cm³ capaz de gerar 30 cv a 8.500 rpm e 2,75 kgf.m de torque a 7.250 rotações.
Podemos esperar o mesmo estilo muscular afilado e os pneus borrachudos, além de um nível de tecnologia superior ao costumeiramente visto em um scooter de entrada. Entretanto, é bem mais provável que X-ADV 300 seja mais próximo de seu primo asiático do que do original de 750cc, que conta com bengalas invertidas e câmbio DCT.
A expectativa é de que a novidade, provavelmente de 250cc, seja lançada primeiramente no Salão de Tóquio, que esse ano acontece entre 23 de outubro e 4 de novembro, na capital japonesa. A versão de 300cc europeia deve surgir logo depois, já que o Salão de Milão acontece entre 5 e 10 de novembro, na Itália.