A equipe Repsol Honda emitiu hoje (29) uma declaração em que informa as suas intenções de recorrer nos tribunais a punição imposta por Marc Márquez no GP de Portugal no último domingo. O espanhol causou um acidente que tirou Miguel Oliveira da corrida.
Márquez vinha na quarta posição, quando tentou ultrapassar Jorge Martin (Pramac) na freada para a curva 3. Mas seus cálculos saíram desastrosamente errados acertando Oliveira (RNF Aprilia) que estava na segunda posição. O acidente tirou os três pilotos da pista.
Os comissários decidiram punir Márquez com duas voltas longas no GP da Argentina no próximo domingo. Mas como o espanhol não vai correr com a mão lesionada, a penalidade será cumprida no GP dos EUA duas semanas depois. Mas a Honda contestou ainda no domingo.
“Em relação à sanção imposta pela FIM a Marc Márquez pelo incidente de corrida ocorrido no GP de Portugal, a Repsol Honda considera que a modificação da penalidade consistiu em uma mudança de critério sobre quando a penalidade deve ser aplicada, e que esta modificação foi emitida pela FIM dois dias após a sanção inicial ter sido final e definitiva, não está de acordo com o atual regulamento da FIM para o Campeonato do Mundo de MotoGP“, disseram.
“Por este motivo, a Repsol Honda Team pretende usar todos os os meios de recurso oferecidos pela regulamentação em vigor para defesa dos seus direitos e interesses legítimos, que considera violados em resultado da última deliberação adotada, e em particular interpôs devidamente o Recurso perante os Comissários de Recurso da FIM.”
Em outras palavras, a Repsol Honda irá levar o caso ao Painel de Apelações da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Caso outra negativa aconteça, a equipe provavelmente seguirá para o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) com sede em Lausanne, na Suíça.
Do outro lado da moeda, pilotos e chefes de equipe estão exigindo que Márquez tenha uma punição mais dura, como ficar de fora de uma etapa inteira. É o caso de Razlan Razali, chefe da RNF Racing e do piloto espanhol Aleix Espargaró (Aprilia).