A Honda irá parar de vender a CBR600RR em toda Europa ao final do ano. O motivo é que a superbike média não atende as novas normas antipoluição (Euro4) que irão vigorar no continente a partir de 2017. Por enquanto, nenhum modelo irá substituí-la.
Oficialmente, a marca japonesa ainda não se pronunciou a respeito, mas a notícia rapidamente se espalhou nos meios de comunicação europeus e os britânicos do Motorcycle News garantem ter fontes japonesas que confirmam a decisão da Honda.
Segundo essa fonte, a CBR600RR não está vendendo o suficiente para justificar o (alto) investimento que é necessário para adequar a motocicleta às novas normas antipoluição. Ainda assim, ele afirma que a decisão de interromper as vendas da icônica superbike não foi fácil.
“Não foi uma decisão fácil de fazer para alguns na Honda porque a CBR600 é uma moto que tem tido uma grande importância para a empresa ao longo dos anos, mas o fato é que este modelo não está vendendo os números necessários para torná-la viável para um outro modelo a ser desenvolvido. O trabalho necessário para enquadrar essa moto no Euro4 é caro e há um monte de detalhes a serem feitos para torná-la viável. Manter o caráter da CBR600RR intacto exige muito mais trabalho do que parece à primeira vista. Este trabalho adiciona peso, complexidade e custo. O peso, então, precisa ser removido de algum lugar, o que deixaria a moto ainda mais cara.”
A maneira de como a Honda financia seus projetos também foi crucial para a decisão. Ao contrário de outras marcas que operam uma política global de desenvolvimento, a marca da asa pede que cada região pague uma parte de cada motocicleta projetada e construída. Por essa razão, a Honda Europa simplesmente se recusou a realizar o investimento, já que não teria retorno.
Os níveis de complexidade de engenharia para a construção de uma superbike de 600cc são os mesmos de uma 1000cc. Os problemas de envio e as exigências dos consumidores (principalmente no que concerne a eletrônica) também são os mesmos, mas não há o mesmo apetite para pagar mais e, portanto, as margens de lucro para os fabricantes é pequena.
No Brasil, a CBR600RR é oferecida, mas como modelo importado, ao lado da CBR1000RR Fireblade e da GL1800 Gold Wing. O país também está enrijecendo as normas antipoluição através do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot4). O modelo deve continuar a ser oferecido pelo menos por mais um ano, mas é bom ficar de olho.