Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Honda decide aposentar CBR600RR no mercado europeu

Lucas Carioli 29 de junho de 2016


A Honda irá parar de vender a CBR600RR em toda Europa ao final do ano. O motivo é que a superbike média não atende as novas normas antipoluição (Euro4) que irão vigorar no continente a partir de 2017. Por enquanto, nenhum modelo irá substituí-la.

Honda CBR600RR (2016) 2Oficialmente, a marca japonesa ainda não se pronunciou a respeito, mas a notícia rapidamente se espalhou nos meios de comunicação europeus e os britânicos do Motorcycle News garantem ter fontes japonesas que confirmam a decisão da Honda.

Segundo essa fonte, a CBR600RR não está vendendo o suficiente para justificar o (alto) investimento que é necessário para adequar a motocicleta às novas normas antipoluição. Ainda assim, ele afirma que a decisão de interromper as vendas da icônica superbike não foi fácil.

“Não foi uma decisão fácil de fazer para alguns na Honda porque a CBR600 é uma moto que tem tido uma grande importância para a empresa ao longo dos anos, mas o fato é que este modelo não está vendendo os números necessários para torná-la viável para um outro modelo a ser desenvolvido. O trabalho necessário para enquadrar essa moto no Euro4 é caro e há um monte de detalhes a serem feitos para torná-la viável. Manter o caráter da CBR600RR intacto exige muito mais trabalho do que parece à primeira vista. Este trabalho adiciona peso, complexidade e custo. O peso, então, precisa ser removido de algum lugar, o que deixaria a moto ainda mais cara.”

Honda CBR600RR (2016)A maneira de como a Honda financia seus projetos também foi crucial para a decisão. Ao contrário de outras marcas que operam uma política global de desenvolvimento, a marca da asa pede que cada região pague uma parte de cada motocicleta projetada e construída. Por essa razão, a Honda Europa simplesmente se recusou a realizar o investimento, já que não teria retorno.

Os níveis de complexidade de engenharia para a construção de uma superbike de 600cc são os mesmos de uma 1000cc. Os problemas de envio e as exigências dos consumidores (principalmente no que concerne a eletrônica) também são os mesmos, mas não há o mesmo apetite para pagar mais e, portanto, as margens de lucro para os fabricantes é pequena.

No Brasil, a CBR600RR é oferecida, mas como modelo importado, ao lado da CBR1000RR Fireblade e da GL1800 Gold Wing. O país também está enrijecendo as normas antipoluição através do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot4). O modelo deve continuar a ser oferecido pelo menos por mais um ano, mas é bom ficar de olho.



Tags: CBR600RR Honda

Continue Reading

Previous: Yamaha apresenta Fazer 150 UBS com freios unificados
Next: Fim da Honda CBR600RR: o que dizem os outros fabricantes?

Leia também

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio
  • Notícias

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio

13 de junho de 2025
Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto
  • Notícias

Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto

13 de junho de 2025
MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro
  • Notícias

MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro

11 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.