De acordo com a imprensa espanhola, Miguel Oliveira é o favorito para substituir Marc Márquez na Repsol-Honda em 2024. O português, no entanto, precisaria resolver uma série de questões contratuais para que isso aconteça.
Desde que Márquez decidiu por sua saída após 11 anos, a Honda Racing Corporation (HRC) corre contra o tempo para achar um piloto competitivo para a próxima temporada, o que é bem difícil, pois os melhores pilotos já estão negociados a essa altura do ano.
É caso do próprio Oliveira, que tem um contrato válido com a Aprilia até o fim de 2024. O português ingressou na esquadra italiana esse ano vindo de vários anos na KTM. Seu objetivo naturalmente é ingressar na equipe oficial, o que não vai acontecer no próximo ano.
É aí que a HRC entraria em cena com um pacote de reestruturação bastante atraente para Oliveira, que voltaria a contar com um maciço apoio de fábrica. Do lado publicitário, o piloto de 28 anos também seria interessante para a Honda e a Repsol, que têm ações comerciais em Portugal.
Mas para que a contratação se concretize, no entanto, é preciso superar uma série de barreiras contratuais. A primeira diz respeito a seu próprio contrato com a Aprilia. De acordo com site Motorsport.com, há uma cláusula de salvaguarda caso uma equipe de fábrica lhe ofereça um lugar.
É a mesma cláusula que possibilitou a saída de Alex Rins da LCR-Honda para a Yamaha em 2024. No fim de 2022, o espanhol assinou um contrato de dois anos com a HRC, mas como recebeu a proposta de uma equipe de fábrica, pôde sair antes sem ter que pagar multas.
O segundo problema seria a sua relação com a petrolífera BP. Em março, Oliveira renovou o acordo com os britânicos até 2025 para fins publicitários e que também contribui financeiramente com a escola de pilotagem que mantém em Portugal para selecionar novas promessas no motociclismo do país.