A Honda da Índia afirma já ter vendido 1.000 unidades da novíssima CB350 H’ness aos clientes… em apenas 20 dias. A moto foi lançada para enfrentar a Royal Enfield no concorrido segmento retrô que faz o maior sucesso no país hindu.
Apresentada no final de setembro, a CB350 H’ness (acrônimo de alteza em inglês) baseia-se no popular modelo da marca na década de 1970, mas equipado com o que há de melhor nos dias atuais, como painel com informações digitais, faróis de LED, Bluetooth, comandos de voz e até um sistema básico de controle de tração.
A campanha de marketing foi agressiva e recheada de referências à Royal Enfield. Além do próprio nome, vídeos e fotos utilizavam ambientes chiques e pessoas sofisticadas. Foram feitos vários incentivos aos revendedores e o lançamento foi programado para coincidir com o Diwali, uma festa religiosa hindu que também é considerada um grande momento para fazer compras.
Tudo isso pode ser traduzido em uma estratégia que acertou o seu público alvo na mosca. Mas o fato de que não levou nem um mês inteiro para a Honda atingir esse marco parece também indicar que esta é uma motocicleta que o mercado definitivamente quer. Tanto é que a Royal Enfield foi obrigada a apresentar a Meteor 350 sem estar realmente pronta.
Teremos que esperar para ver como os motociclistas indianos se sentem em relação às duas motos, bem como como elas se comparam nas vendas. Uma coisa é certa: é um momento empolgante para os fãs do estilo retrô com comodidades modernas, principalmente se você estiver na Índia. É bem possível que ambas saiam de seu mercado de origem nos próximos anos.