A Honda anunciou um inédito programa de manutenções para a VFR 750R, a icônica RC30. Produzida em pequenas unidades em 1987, a motocicleta é considerada uma obra de arte em duas rodas.
Apresentada no Salão de Paris daquele ano, a VFR 750R foi o resultado da entrada da Honda no então inédito Mundial de Superbike, em 1988. E não decepcionou, conquistando os dois primeiros títulos com o norte-americano Fred Merkel.
Passados mais de 30 anos, a RC30 continua sendo um ícone de desempenho e design, tanto que praticamente todas as unidades tornaram-se peças de colecionador embora continuem em plena atividade por aí.
Mas, de acordo com os proprietários, está cada vez mais difícil encontrar peças de reposição. Para encontrar algo você precisa confiar em uma pesquisa na Web ou em especialistas, o que nem sempre é garantido. Foi pensando nisso que a Honda decidiu fazer algo.
Em junho de 2020, a marca estabeleceu no Japão uma espécie de centro de reciclagem, onde alguns dos homens que trabalharam no setor de Pesquisa e Desenvolvimento dessa e outras motocicletas foram readmitidos.
Esse centro irá lidar com a produção e o fornecimento de peças de reposição, o recondicionamento dos componentes originais, um exame técnico e estrutural, além de um plano de revisão personalizado.
A parte ruim é que esse programa, por enquanto limita-se apenas ao Japão, o que nem sempre é um problema para os seus abonados proprietários. Mas a Honda afirma que todos os entusiastas do mundo se beneficiarão do programa em breve.