Se tem um país na Europa que está vendendo muitas motos, este país é a Turquia. E assim sendo, é claro que a Honda vai montar uma fábrica lá. A produção está prevista para começar em 2026.
Mais de 1 milhão de veículos de duas rodas foram vendidos somente nos primeiros 10 meses de 2024 – um aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano anterior e um feito em meio à um continente com vendas de motocicletas em declínio nos últimos anos.
Por que isso acontece? Os principais impulsionadores são o aumento da demanda por mobilidade individual e o uso crescente de motocicletas nos serviços de entrega, como resultado da pandemia. A alta inflação e a consequente redução do poder de compra de carros também são fatores.
A Honda é responsável por 162.000 dessas unidades vendidas — o que também é um recorde de vendas. Por isso, a Honda Turkiye AS decidiu construir uma nova fábrica de motocicletas em Aliaga, região oeste da Turquia, na província de Izmir.
A produção na nova fábrica está prevista para começar em meados de 2026. Inicialmente, a capacidade anual prevista é de 100.000 motocicletas, com possibilidade de expansão para até 200.000 unidades por ano nos anos seguintes.
O volume de investimento que a Honda está fazendo é de aproximadamente US$ 20 milhões, o que inclui máquinas, equipamentos e infraestrutura. A previsão é de que cerca de 300 novos empregos sejam criados com a inauguração da fábrica.
Fundada em 1992, a Honda Turkiye é de propriedade integral da Honda Motor Europe Ltd e emprega atualmente aproximadamente 160 pessoas atuando na importação e distribuição de motocicletas, automóveis e peças de reposição. Como podemos ver, há demanda para muito mais.